Review: "Eu, Ota, rio de Hiroshima: O dia que virou noite"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu, Ota, Rio de Hiroshima: O Dia que Virou Noite, de Jean-Paul Alègre, é um relato real e profundamente emotivo sobre a destruição de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. O autor conta a história de Ota, um rapaz de 13 anos que testemunhou a tragédia e se viu obrigado a enfrentar o caos e o terror que o bombardeio trouxe à cidade. O livro examina o impacto psicológico da guerra no jovem, como ele lida com as perdas horríveis e como encontra forças para seguir em frente. O livro é uma leitura fascinante e tocante que mostra como a destruição de Hiroshima afeta a vida de todos os envolvidos. Alègre conta a história com um tom lírico que nos toca profundamente e nos faz compreender o sofrimento dos sobreviventes. A linguagem poética e a narrativa realista criam uma atmosfera de suspense e suspense enquanto Ota luta para recuperar a esperança perdida. Eu, Ota, Rio de Hiroshima: O Dia que Virou Noite é um livro poderoso, emocionante e profundamente humano que todos deveriam ler. Recomendo este livro para aqueles que procuram um relato humano e convincente sobre o impacto devastador da guerra e da destruição de Hiroshima. É uma leitura profunda, emocionante e tocante que todos deveriam ler.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Eu, Ota, rio de Hiroshima: O dia que virou noite sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Em 1939, o presidente estadunidense Franklin D. Roosevelt e seu conselheiro para assuntos científicos, Vannevar Bush, debatem os desafios do país perante o andamento da Segunda Guerra Mundial. O dirigente da nação e seu assessor temem a recente expansão do adversário alemão Hitler no conflito, e as conquistas da então União Soviética na corrida nuclear. Enquanto isso, no Japão, a menina Akimitsu, que vive com seus tios na pacífica Hiroshima, troca cartas afetuosas com seu irmão Yoshi, jovem aprendiz de sapateiro que continua em Tóquio, apesar dos constantes bombardeios à região.
Narrada por Ota, personificação feminina do rio que corta a cidade de Hiroshima, esta história reconstitui os episódios que antecederam o fatídico 6 de agosto de 1945, quando, pela primeira vez na história, uma bomba atômica foi lançada sobre civis. Ao nos conduzir pelo curso de suas águas, Ota oferece ao público um testemunho sob novo olhar, um ponto de vista sobre o episódio ainda não registrado: o da natureza.
Eu, Ota, rio de Hiroshima, escrito em 2015, ano em que se relembrava os 70 anos do lançamento da bomba, marca a estreia de Jean-Paul Alègre no Brasil e pode ser considerado um verdadeiro manifesto pacifista. De maneira poética, o texto incita o leitor à reflexão sobre a proliferação inconsequente de armas e programas nucleares, que se revela especialmente preocupante num contexto global de fragilidade dos acordos de paz.
Em Posfácio a esta edição, a escritora, atriz e diretora Rita Carelli, que assina, entre outros trabalhos, as edições da coleção Um dia na aldeia (Cosac Naify, 2013/14; SESI-SP editora, 2018) e o recentemente premiado pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Minha família Enauenê (FTD), destaca a relevância desta publicação no contexto brasileiro, país marcado pela exploração predatória dos recursos naturais e das populações de seus territórios, cujas consequências não param de ressoar até os dias de hoje. Os acontecimentos políticos recentes, especialmente aqueles relacionados às políticas ambientais, encontram lugar nas reflexões propostas pelo autor e pela posfaciadora convidada.
Esta edição digital ainda traz ao leitor um Dossiê pedagógico dedicado a professores, com sugestões e atividades para trabalhar o título em sala de aula em diversas frentes e disciplinas.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Eu, Ota, rio de Hiroshima: O dia que virou noite.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Eu, Ota, rio de Hiroshima: O dia que virou noite.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Adolescentes e outros títulos similares à Eu, Ota, rio de Hiroshima: O dia que virou noite