Review: "Ética e Direito: A Consciência da Virtude na “Ética a Nicômacos”"

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Eu recomendo fortemente o livro "Ética e Direito: A Consciência da Virtude na “Ética a Nicômacos”" de Marcella Furtado de Magalhães Gomes. É um livro excelente destinado ao estudo da ética e do direito, bem como a sua aplicação na vida cotidiana. A autora aborda de forma crítica e abrangente a ética, a partir dos ensinamentos de Aristóteles, para estudar a relação entre a ética e o direito e descobrir o significado da virtude. Além disso, o livro também analisa o direito e a ética de maneira holística, fazendo conexões entre diversos assuntos e abordagens.

Gomes explora com profundidade os princípios da Ética a Nicômacos de Aristóteles, ressaltando o papel da razão na tomada de decisões éticas e o uso da reflexão para alcançar a felicidade. O livro também aborda a aplicação da ética e do direito na vida cotidiana, esclarecendo a distinção entre ética e moral, e entre direito e legislação. Os leitores podem obter uma visão mais profunda e informada das questões éticas e jurídicas, para tomar decisões conscientes e responsáveis.

Enfim, "Ética e Direito: A Consciência da Virtude na “Ética a Nicômacos”" de Marcella Furtado de Magalhães Gomes é uma obra única e indispensável para o estudo da ética e do direito. É uma leitura enriquecedora que ajuda a desenvolver a consciência moral e a habilidade de tomar decisões éticas e legais corretas. Esta obra é recomendada para estudantes de direito e para todos aqueles interessados nos ensinamentos da ética aristotélica.

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O prazer, que advém do sentir, gravado na memória move-nos em direção ao objeto sensível. Entretanto, a peculiaridade do homem em relação aos demais animais, a racionalidade, afeta o nosso movimento, modifica-o como forma de agir consciente. A razão, visando a ser em ato, evita a exacerbação do desejo. Entretanto, é necessário que o querer tenha sido educado para a virtude, ou seja, que seja querer habitual dos fins bons. Caso contrário, ele se opõe à razão e realiza o vício. Parece haver uma contradição no texto aristotélico: para tornar-me bom, devo querer os fins bons; mas só os reconheço como tais se sou bom. Ademais, diz o estagirita, só é virtuoso aquele que conscientemente escolhe praticar o bem, ou seja, aquele que está motivado a agir em função do valor em si da ação virtuosa.
No entanto, se é necessária a educação formadora do hábito ético para que a ação seja boa, qual é, então, a paideia adequada à formação da virtude? Se o agir ético é consciente, como se dá o processo de formação no sujeito da consciência da virtude de sua ação? A resposta parecia encontrar-se vinculada à virtude da justiça.
Sobre a autora: Marcela Furtado de Magalhães Gomes é Graduada, Mestre e Doutora em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também leciona como Professora Adjunta do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Direito da UFMG.

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