Review: "Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo"

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Eu recomendo fortemente o livro "Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo" de Lana Farias Martins para aqueles que estão interessados em aprender mais sobre o ocasionalismo. Este livro aborda o ocasionalismo de uma forma clara e fácil de entender, dando ao leitor uma visão filosófica precisa deste assunto. O autor fornece uma explicação detalhada sobre os principais argumentos usados para defender o ocasionalismo, incluindo a teoria dos dois mundos, a teoria da irredutibilidade e a teoria do conhecimento. Além disso, o livro também oferece uma avaliação crítica destas teorias, examinando as suas forças e fraquezas.

Além de explorar o ocasionalismo, o livro explora vários temas relacionados, incluindo a liberdade, a moralidade e a crença religiosa. Estes temas são abordados de forma atenta e cuidadosa, ajudando o leitor a compreender melhor as implicações do ocasionalismo para esses assuntos. A escrita deste livro também é acessível para aqueles que não têm conhecimentos profundos de filosofia, pois é clara e direta. O autor consegue explicar complexos conceitos filosóficos de forma simples e compreensível.

Em suma, este livro é uma ótima leitura para todos os interessados no ocasionalismo. O autor fornece uma explicação completa e detalhada, abordando tanto os pontos fortes como os fracos desta teoria. O livro também explora outros temas relacionados, dando ao leitor uma visão filosófica mais abrangente do ocasionalismo. Além disso, o livro é escrito de uma forma acessível, tornando-o acessível para leitores com diferentes níveis de conhecimento sobre filosofia. Por essas razões, eu recomendo fortemente o livro "Estudo Filosófico Sobre o Ocasionalismo" de Lana Farias Martins.

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Há muito que os filósofos se interrogam sobre a natureza da causalidade. Existem verdadeiras causas no trabalho no mundo, e, em caso afirmativo, o que as torna as causas que são? Como é que as causas provocam as coisas, e que tipo de ligação tem uma causa no seu efeito? Estas questões assumiram um outro nível de complexidade quando foram suscitados várias considerações religiosas e teológicas sobre estas questões. Por exemplo, os filósofos vieram questionar como a atividade causal divina deve ser entendida, particularmente, em relação à causalidade natural das criaturas. É a partir deste contexto, em que surgiram questões sobre a natureza da causalidade misturadas com questões sobre a relação entre a causalidade divina e natural, que o ocasionalismo surgiu. O ocasionalismo tenta abordar estas questões apresentando como sua intuição central a afirmação de que, independentemente das nossas inclinações de bom senso, Deus é a única causa verdadeira. Nas palavras do mais famoso ocasionalista da tradição filosófica ocidental, Nicolas Malebranche, “só há uma verdadeira causa porque só existe um Verdadeiro Deus; … a natureza ou o poder de cada coisa não é nada mais que a vontade de Deus; … todas as causas naturais não são causas verdadeiras, mas apenas causas ocasionais” (OCM II, 312 / Search 448) Um ocasionalista completo, como Malebranche, então, pode ser descrito como alguém que subscreve os seguintes dois princípios: (1) a tese positiva de que Deus é a única causa genuína; (2) a tese negativa de que nenhuma causa de criatura é uma causa genuína, mas, no máximo, uma causa ocasional. No entanto, nem todos os filósofos que foram identificados como ocasionalistas eram ocasionalmente ocasionais neste sentido, uma vez que alguns argumentavam que apenas um subconjunto limitado de criaturas carecem de poderes causais, e assim afirmaram a eficácia causal de outras criaturas. Para estes ocasionalistas, as duas teses que acabam de dizer acima seriam demasiado fortes, e subscreveriam uma posição mais fraca ao longo das seguintes linhas: enquanto Deus é a causa genuína única em algum domínio restrito, outras causas genuínas são operativas no mundo, e nem todas as causas criaturais são meramente causas ocasionais.

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