Review: "Estudo Biográfico: Ibn Sina"

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Eu recomendo o livro "Estudo Biográfico: Ibn Sina" de Rebeca Freitas Borba. O livro é uma excelente leitura para quem está interessado em conhecer mais sobre a vida de Ibn Sina, um dos maiores pensadores da história. O livro é muito bem escrito e oferece uma visão profunda e abrangente da vida e obras desse grande filósofo.

O livro começa com uma breve biografia de Ibn Sina, desde sua infância até seus últimos dias. Ele destaca muitos dos principais eventos de sua vida e oferece uma visão de suas ações e ideias. O autor explica como Ibn Sina se tornou um importante pensador e como ele influenciou a história da filosofia.

Ao longo do livro, Borba usa fontes primárias para oferecer uma visão clara e precisa sobre a vida e obra de Ibn Sina. Ela explica como seus escritos foram influenciados por outros autores e oferece uma visão de como ele se relacionou com o mundo intelectual de sua época. Além disso, ela mostra como as obras de Ibn Sina afetaram os pensadores posteriores e como elas ainda são relevantes para o estudo da filosofia.

A escrita do autor é clara e bem-estruturada, tornando o livro acessível aos leitores com pouca experiência no campo da filosofia. Os tópicos são tratados ​​de forma aprofundada e, ao mesmo tempo, de forma clara e concisa. Além disso, o autor fornece muitos exemplos e referências que ilustram os pontos de vista de Ibn Sina.

No geral, Estudo Biográfico: Ibn Sina é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam entender a vida e obra deste grande pensador. O livro oferece uma visão detalhada e profunda da vida de Ibn Sina e de como suas obras permanecem relevantes no estudo da filosofia. Eu recomendo fortemente este livro para os estudantes e leitores interessados ​​na história da filosofia.

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Abū-Yiī al-Ḥusayn ibn- Abdallāh Ibn-Sīnā [Avicenna] (ca. 970-1037) foi o filósofo e médico preeminente do mundo islâmico. [1] Em seu trabalho, ele combinou as diferentes vertentes do pensamento filosófico/científico[2] na antiguidade grega tardia e no início do Islã em um sistema científico racionalmente rigoroso e auto-consistente que englobava e explicava toda a realidade, incluindo os princípios da religião revelada e suas elaborações teológicas e místicas. Em sua articulação integral e abrangente da ciência e filosofia, representa o ápice da tradição helênica, extinta em grego após o século VI, renascida em árabe no século 9th (Gutas 2004a, 2010). Dominou a vida intelectual no mundo islâmico durante séculos, e as reações a ela, que vão desde a aceitação até a revisão até a refutação e a substituição por construções parafilosóficas, desenvolvimentos determinados em filosofia, ciência, religião, teologia e misticismo. Na tradução latina, a partir doséculoXII, a filosofia de Avicenna influenciou poderosamente os filósofos e estudiosos medievais e renascentistas, assim como a tradução latina de seu Cânone médico (GMed 1), muitas vezes revisada, formou a base da instrução médica nas universidades europeias até oséculoXVII. Os estudiosos judeus e cristãos arabofones dentro do Islã, na medida em que estavam escrevendo para suas respectivas comunidades e não como membros da Comunidade Islâmica, aceitaram a maioria de suas ideias (notavelmente Maimonides em seu Guia Árabe dos Perplexos e Barhebraeus em seu Creme de SabedoriaSíria). As comunidades judaicas na Europa usavam traduções hebraicas de algumas de suas obras, embora fossem muito menos receptivas do que seus homólogos católicos romanos, preferindo Averroes. Os ortodoxos romanos em Constantinopla eram bastante indiferentes aos desenvolvimentos filosóficos no exterior (e inimizades aos que estavam em casa) e passaram a conhecer o nome de Avicenna apenas através de sua ocorrência nas traduções gregas das escolásticas latinas que começaram após a 4ªth Cruzada. Em sua influência sobre a história intelectual do mundo no Ocidente (da Índia), ele fica atrás apenas de Aristóteles, como foi intuitivamente reconhecido no mundo islâmico onde ele é chamado de “O Mestre Preeminente”(al-shaykh al-raʾīs), em homenagem a Aristóteles, a quem Avicenna chamou de “O Primeiro Professor” (al-mualimal-awwal).

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