Review: "Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

O livro Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888), da autora Mariana Armond Dias Paes, é altamente recomendado para qualquer estudioso de História do Brasil e de direito. A obra aborda um tópico extremamente relevante para a história brasileira, a escravidão e seu estatuto jurídico no Brasil oitocentista.

O livro é um importante estudo de como o direito em vigor tratou o assunto da escravidão durante o século XIX. A obra aborda o contexto histórico e social, bem como as principais leis e decretos que regeram a escravidão durante todo o período do Império. Com isso, ela tem o mérito de aprofundar o conhecimento não só sobre a escravidão, mas também sobre o direito e o processo de emancipação no Brasil.

Paes aborda os principais temas dessa época, como leis trabalhistas, leis de emancipação, direitos civis e muito mais. Além disso, ela também discute alguns dos principais personagens envolvidos na luta pela abolição da escravidão.

O livro Escravidão e Direito é um importante recurso para que a sociedade brasileira entenda e reflita sobre a escravidão no país. Paes faz um excelente trabalho ao abordar o tema de maneira aprofundada e rigorosa. É uma obra fundamental para a compreensão dessa parte da história do Brasil e sua influência na formação da nação.

Portanto, recomendo o livro Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888) da autora Mariana Armond Dias Paes. Esta obra contém um importante estudo acerca da escravidão no período do Império brasileiro, abordando com riqueza de detalhes as leis, as pessoas e os fatos históricos relacionados. Será sem dúvida um grande auxílio para quem busca um melhor entendimento da história do Brasil.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888) sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Mariana Dias Paes empreendeu extensa e cuidadosa pesquisa em processos cíveis de liberdade e em publicações de doutrina para investigar os direitos que eram reconhecidos aos escravos e aos libertos no Brasil oitocentista. Em outras palavras, preocupou-se com a personalidade jurídica das pessoas enredadas pela escravidão. Escolheu enfocar sobretudo as décadas de 1860, 70 e 80, fase de consolidação de uma ordem jurídica liberal e também de contestação da escravidão. Na análise dos processos, dá vida às pessoas neles envolvidas e concretude aos debates sobre direitos que a alguns podem parecer estéreis, mas significam tanto para quem recorre ao judiciário por liberdade. A ideia de que a escravidão seria incompatível com o liberalismo cai por terra: as instituições jurídicas conviveram muito bem com a propriedade e o domínio sobre pessoas e, no nosso caso, sustentaram o sistema escravista mais longevo das Américas. A autora, treinada em Direito, demonstra domínio da historiografia da escravidão e dos métodos da pesquisa histórica e leva o diálogo entre as duas áreas a um novo patamar. Escrito em linguagem acessível ao público acadêmico, esta é uma leitura imprescindível para quem quiser entender como são contestadas, ou, mais frequentemente, reproduzidas e legitimadas as desigualdades no Brasil, de ontem e de hoje.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888).

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888).

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” comprar
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” gratis
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” ler online
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” download
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” preço
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” baixar
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” pdf
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” sinopse
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” resenha
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” baixar pdf
  • livro “Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à Escravidão e Direito: O estatuto jurídico dos escravos no Brasil oitocentista (1860-1888)