Review: "Epicuro, Cartas e Princípios"
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Eu recomendo o livro Epicuro, Cartas e Princípios, de Epicuro, para aqueles que desejam compreender a filosofia da felicidade. Esta obra oferece ao leitor uma explicação aprofundada dos ensinamentos epicurianos, bem como uma visão geral e perspicaz dos princípios fundamentais da filosofia epicuriana.
O livro explora os ensinamentos de Epicuro sobre como viver uma vida plena e feliz, afirmando que a felicidade depende mais da moderação e da satisfação do que da acumulação material. O livro também aborda outros importantes conceitos, como o papel das paixões na vida humana e como elas podem ser controladas. Além disso, discute a importância da amizade na vida e como isso pode ajudar a promover a felicidade.
Outra qualidade deste livro é que ele é compreensível para leitores de todos os níveis de conhecimento. Epicuro usa linguagem clara e compreensível, fornecendo ao leitor uma base para compreender os princípios da filosofia epicuriana. O livro também contém muitas ilustrações e exemplos que ajudam a tornar os conceitos mais fáceis de entender.
Eu recomendo Epicuro, Cartas e Princípios, de Epicuro para aqueles que querem saber mais sobre os ensinamentos da filosofia epicuriana. Esta obra oferece uma explicação aprofundada dos princípios da filosofia e como eles podem ser aplicados à vida moderna. O livro é também compreensível para leitores de todos os níveis de conhecimento e contém muitas ilustrações e exemplos para ajudar a tornar os conceitos mais fáceis de entender.
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1) Principais Doutrinas de Epicuro – Princípios 2) Carta a Heródoto, sobre física atômica 3) Carta a Pítocles, sobre astronomia 4) Carta a Meneceu, sobre a Felicidade
Uma geração depois de Aristóteles, Epicuro argumentou que conforme os átomos se moviam através do vazio, havia ocasiões em que eles “desviavam-se” de seus caminhos de outra forma determinados, iniciando assim novas cadeias causais. Então a intuição de Epicuro acerca de uma aleatoriedade fundamental estava correta. Assim como a intuição de Demócrito de átomos no vazio foi confirmada pela física moderna, também o desviar de Epicuro foi confirmado pela física quântica.A carta a Pítocles é a segunda da trilogia de cartas que Epicuro escreveu para resumir os aspectos centrais de sua filosofia. Em contraste com a carta a Heródoto, esta carta focaliza o problema de explicar as coisas que vemos no céu, em vez de assuntos que estão diretamente diante de nós aqui na terra.Esta mudança de foco nos permite ver um dos aspectos mais essenciais do cânone de Epicuro sobre a verdade. Os fenômenos celestes são exemplos clássicos de assuntos sobre os quais temos apenas provas limitadas. Nessas situações, onde a evidência não é suficiente para chegar a uma conclusão com certeza, o homem sábio deve se abster de pronunciar julgamento, e deve “esperar” por evidências adicionais. Entretanto, a menos que e até que mais provas sejam encontradas, o sábio será muito cuidadoso ao classificar uma teoria como verdadeira ou falsa. Ele pronunciará apenas que algumas teorias são possíveis, porque estão de acordo com a evidência, ou que algumas teorias não são possíveis, porque entram em conflito com a evidência, ou que algumas teorias, que são possíveis, são mais prováveis que outras, devido ao peso da evidência que suporta cada uma delas.Embora saibamos agora que, em relação ao tamanho do sol, Epicuro vaticinou de forma equivocada, o método de pensar que ele empregava continua sendo válido, e estudando seu raciocínio podemos observar a aplicação de várias das mais importantes regras canônicas de Epicuro.
Primeiro, onde as evidências são conflitantes, a certeza não deve ser alegada.Segundo, onde uma nova teoria supõe uma questão que entraria em conflito com um fato previamente estabelecido com convicção, a nova teoria deve ser rejeitada. A suposição dos platonistas, de que o sol era de tamanho imenso, foi baseada em parte em sua teoria de que o sol era um deus. Para Epicuro, o ato de lançar-se pelo espaço, como uma imensa bola de fogo, entraria em conflito com as expectativas dos homens da natureza divina como calma e bem-aventurada, por isso a suposição deve ser rejeitada. Aqueles que são tentados a descartar Epicuro, por causa dos erros, são melhor respondidos por Cícero, que escreveu há dois mil anos, a seguinte passagem:
“Você se diverte pensando que Epicuro era inculto. A verdade é que Epicuro se recusou a considerar qualquer educação digna desse nome se não nos ensinasse os meios para viver feliz. Os realmente incultos são aqueles que nos pedem para continuar estudando, até a velhice, as matérias que deveríamos ter vergonha de não ter aprendido quando éramos crianças”!
Trechos:“3. A magnitude do prazer atinge seu máximo limite na remoção de toda dor. Quando o prazer está presente, desde que seja ininterrupto, não há dor nem do corpo, nem da mente, nem de ambos ao mesmo tempo”“Que ninguém se demore a buscar a sabedoria quando for jovem, nem se canse na busca dela quando envelhecer. Pois nenhuma idade é muito cedo ou muito tarde para a saúde da alma.”
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