Review: "Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (Más): Representações e Questões de Gênero nos Cinemas"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo fortemente o livro “Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (Más): Representações e Questões de Gênero nos Cinemas”, de Sandra de Souza Machado. É um livro extremamente interessante para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos sobre questões de gênero no cinema. A autora tem uma abordagem criativa e muito bem fundamentada para abordar o assunto. Ela examina o tema de diferentes ângulos, o que ajuda a entender melhor como esses estereótipos de gênero são criados e o que representam para a sociedade. O livro é ilustrado com muitas referências literárias, fotografias e filmes, incluindo alguns dos principais títulos da história do cinema e suas representações de gênero. É interessante notar como a autora aborda as mudanças na forma como as mulheres são representadas no cinema, desde sua primeira aparição até a atualidade. Por fim, também vale a pena destacar os tópicos relacionados às questões de gênero e diversidade, que são extremamente importantes para a compreensão dos filmes e que estão diretamente relacionados às mudanças que nosso mundo está sofrendo. Em suma, recomendo o livro de Sandra de Souza Machado como uma excelente fonte de informações sobre o tema de representação de gênero nos cinemas, através de uma abordagem criativa, completa e bem fundamentada.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (Más): Representações e Questões de Gênero nos Cinemas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

O livro Entre santas, bruxas, loucas e femmes fatales – (más) representações e questões de gênero nos cinemas desnuda os problemáticos estereótipos (interseccionais) de gênero e o quanto a história das produções audiovisuais, desde sempre, está ligada às outras formas do fazer artístico e literário no que tange aos olhares das sociedades patriarcais e cargas de preconceitos, com seus “ismos”, como o machismo (e a misoginia), o racismo (diversidades étnicas “não brancas”) ou o idadismo (questões geracionais tipicamente contra as mulheres), além, obviamente, das fobias e dos segregacionismos, que discriminam as pessoas LGBTI ou com deficiências físicas ou mentais.As histórias contadas sobre o cinema comprovam que, via de regra, filmes são produzidos por e para o fitar/olhar masculino (male gaze) dominante que é imperial, por ter lastro no seu poderio econômico, político e militar/físico/sexual, o que remonta à própria definição de imperialismo: é másculo, branco, territorialista, expansionista e dominador, por princípio. Seria o pensamento histórico de que “Europa” é o significado do continente branco, anglo-saxônico (ou ariano), masculino, de razão e ação ativas e criadoras. Os outros povos seriam estrangeiros e relegados às margens, às fronteiras.O meio fílmico propicia percepções profundas por abranger e estimular todos os sentidos humanos, e tem sido veículo das ausências e marginalidade do feminino. As mulheres são relegadas ao silêncio, às omissões, ao estelionato de seus talentos e realizações e às representações equivocadas e maldosas.Ao longo do livro, por meio de estudos de caso e críticas, são recontadas as teorias e as histórias dos cinemas produzidos para as massas, para as grandes bilheterias e audiências, bem como as produções independentes, em geral realizadas por cineastas “periféricos” ao eurocentrismo: é o cinema de “sotaque”, com olhares de mulheres e homens fronteiriços, que transbordam hibridismos culturais, transnacionais, e seus exílios internos e externos. As(os) leitoras(es) terão surpresas com os “apagões”, omissões, sobre as mulheres que fizeram parte ativa na criação das narrativas audiovisuais como as conhecemos até hoje.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (Más): Representações e Questões de Gênero nos Cinemas.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (Más): Representações e Questões de Gênero nos Cinemas.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Artes e outros títulos similares à Entre Santas, Bruxas, Loucas e Femmes Fatales – (Más): Representações e Questões de Gênero nos Cinemas