Review: "Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem"

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Eu recomendo fortemente o livro "Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem" de Celso Hiroshi Iocohama para qualquer professor de direito que está buscando mais conhecimento sobre a gestão de sua aula. Este livro aborda vários tópicos importantes relacionados ao ensino de direito, como a análise de conceitos, a seleção de materiais, o desenvolvimento de estratégias de ensino, a avaliação de aprendizagem e a construção de competências. Além disso, o livro também aborda assuntos como a relação professor-aluno, a inclusão, a ética, a diversidade e a responsabilidade social. Esta obra é uma ótima fonte de informação para qualquer professor de direito e se torna ainda mais útil para aqueles que procuram aprimorar seus conhecimentos sobre o ensino de direito.

Celso Hiroshi Iocohama é um autor experiente e o livro "Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem" é realmente um dos melhores livros sobre o assunto. O livro aborda todos os aspectos da gestão de aulas de direito, desde os mais básicos até os mais complexos. Ele oferece uma visão ampla sobre o ensino de direito, mostrando como os professores podem usar diferentes métodos para ensinar e avaliar a aprendizagem. Além disso, o livro também aborda assuntos como a relação professor-aluno, a inclusão, a ética, a diversidade e a responsabilidade social.

Eu recomendo fortemente o livro "Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem" para professores que estão buscando melhorar seus conhecimentos sobre o ensino de direito. O conteúdo é abrangente, desde os princípios básicos até os tópicos mais complexos. Este livro é uma grande fonte de conhecimento para qualquer professor de direito e ajuda a desenvolver métodos e estratégias para dar aulas e avaliar a aprendizagem dos alunos.

Em suma, eu recomendo fortemente o livro "Ensino Jurídico: ação docente e aprendizagem" de Celso Hiroshi Iocohama para aqueles que buscam melhorar seu conhecimento sobre o ensino de direito. Esta obra aborda assuntos como análise de conceitos, seleção de materiais, desenvolvimento de estratégias de ensino, avaliação de aprendizagem, construção de competências e relação professor-aluno. O livro também aborda assuntos importantes como a inclusão, a ética, a diversidade e a responsabilidade social, tornando-se uma ótima fonte de informação para qualquer professor de direito.

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O livro apresenta uma visão panorâmica do ensino jurídico, resultado de pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. A proposta é refletir sobre o formato tradicional do ensino jurídico para ressaltar a importância da ação discente, na perspectiva do que se tem tratado sobre pensar as metodologias ativas (já que o foco da aprendizagem é no discente, com o apoio mediador do docente). Para esta perspectiva informativa para a ação docente (com o fito de se compreender a necessidade de um movimento de foco em direção ao aluno), inicia-se o estudo com um levantamento histórico do ensino do Direito no Brasil, abordando, em seguida, indicativos sobre a crise do ensino do Direito em razão da crise pedagógica, onde aborda questões envolvendo a formação pedagógica do professor de Direito, a ausência de perspectiva profissional da sua atuação, o dilema sobre o papel de educador e a ausência da valorização da aprendizagem, além de aspectos envolvendo atitudes arbitrárias e impositivas. Sob o aspecto discente, passa por problemas envolvendo a definição de objetivos pessoais e profissionais, além de problemas de formação. Num terceiro capítulo, o estudo demonstra a estruturação do Curso de Direito em sua forma tradicional e disciplinar, apontando as limitações que o formato tradicional das disciplinas pode produzir na aprendizagem). Num quarto capítulo, trata da aprendizagem e as relações da teoria com a prática, resgatando estudos de Ausubel, além de abordagens sobre a motivação, tratando da aprendizagem significativa como objeto fundamental para o desenvolvimento do ensino jurídico. Por fim, apresenta proposta para a realização do ensino do Direito por meio de paradigmas diferenciados para a ação docente, seja no plano da mediação como na execução da aula expositiva, com ações práticas e destacando a aprendizagem baseada em problemas.

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