Ensaios Sobre A Liberdade

Nessa obra, Stuart Mill se refere à natureza e aos limites do poder que pode ser exercido legitimamente pela sociedade sobre o indivíduo e desenvolve o princípio do dano: cada indivíduo tem o direito de agir como quiser, desde que suas ações não prejudiquem as outras pessoas. Se a ação afeta diretamente apenas a pessoa que a está realizando, então a sociedade não tem o direito de intervir, mesmo que se tenha a sensação de que o indivíduo esteja se prejudicando: “sobre si mesmo, sobre seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano”. Stuart Mill diz que o despotismo é uma forma de governo aceitável em sociedades que são “atrasadas”, porque nelas se observam barreiras para o progresso espontâneo. O déspota, porém, deve estar revestido de bons interesses. Stuart Mill trata de defender a liberdade de expressão: a liberdade de discurso é uma condição necessária para o progresso intelectual e social. Permitir que uma pessoa expresse publicamente uma opinião falsa é produtivo por dois motivos: primeiro, os indivíduos são propensos a abandonar crenças errôneas se eles se envolvem em uma discussão aberta de ideias; segundo, ao forçar os outros indivíduos a reexaminar e reafirmar suas crenças no processo do debate, estas são protegidas da depauperação em um mero dogma. Ainda define a liberdade social como forma de impor limites ao governante, assim ele não seria capaz de usar seu poder para satisfazer suas próprias vontades e tomar decisões que podem causar dano a sociedade.

Resenha:

Recomendo o livro "Ensaios Sobre a Liberdade" de John Stuart Mill como uma leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pela filosofia e pelo debate sobre liberdade. Ele trata de questões fundamentais que estão no cerne da discussão sobre liberdade, como a importância da limitação do poder governamental, e a necessidade de preservar a liberdade individual como um princípio básico da democracia. Mill aborda temas importantes como os direitos humanos, a relação entre liberdade e igualdade, e a importância da não-intromissão do Estado na vida privada. Ele argumenta também por um sistema de governo que seja capaz de garantir a liberdade de todos enquanto assegura o bem-estar dos indivíduos. Mill nos oferece uma abordagem convincente para lidar com questões complexas relacionadas à liberdade e ao direito de governo.

Além de seu conteúdo rico e produtivo, o livro também se destaca por sua clareza e elegância. Mill escreve de forma inteligente, clara e simples, acessível a todos aqueles que querem entender os fundamentos da liberdade e do governo. Seu estilo também é personalizado e encantador, tornando mais fácil e agradável a leitura do texto.

No geral, recomendo fortemente este livro a qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a liberdade e o governo. Ele aborda temas fundamentais e oferece uma visão convincente sobre esses assuntos. Além disso, sua escrita fluida e bem estruturada torna a leitura agradável e acessível para todos.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Ensaios Sobre A Liberdade sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.