
Dossiê Globo – Uma Biografia
Desde a sua fundação o jornal O Globo teve a pretensão de ditar os caminhos pelos quais o Brasil deveria trilhar na política. Bastante conservador e enxergando o comunismo em todos os cantos, o jornal que Roberto Marinho herdou ainda bastante jovem, sempre procurou interferir em importantes episódios da política do país.
O apoio incondicional ao golpe de Estado de 1964 e a defesa enfática da ditadura militar foram fatores cruciais para a ascensão das organizações Globo.
Acordos com grandes grupos estrangeiros, como o caso da união espúria com a Time-Life, que incluíam altos valores em dólares e contrariavam a Constituição Federal vigente à época, não sofriam nenhuma restrição da ditadura militar.
A aquisição da TV Paulista, que se constituiu no lucrativo braço paulista da Rede Globo foi um negócio coberto por acusações de fraude contra os antigos acionistas, assembleias forjadas e outras irregularidades.
O episódio conhecido como Caso Proconsult, uma tentativa de fraude eleitoral na divulgação dos resultados das eleições de 1982, para impedir que o candidato de esquerda, Leonel Brizola, desafeto das Organizações Globo, fosse considerado vencedor das eleições para o governo do Estado do Rio de Janeiro, contra o candidato apoiado pela ditadura, é um das manchas que marcam a história da imprensa dirigida pro Roberto Marinho.
Com a ditadura chegando ao fim, o proprietário das organizações Globo se aproximou dos novos donos do poder, o que acabou possibilitando a ele adquirir, de modo extremamente vantajoso, o controle da NEC do Brasil, empresa fabricante de equipamentos de telecomunicações que era a principal fornecedora do governo na área.
Em 1989, no segundo turno das eleições presidenciais entre o candidato Fernando Collor, apoiado pelas organizações Globo, e o candidato da esquerda, Luís Inácio Lula da Silva, o Jornal Nacional fez uma edição do debate que, até hoje, é considerada um escândalo do jornalismo manipulador.
Com a finalidade de atingir seus intentos, Roberto Marinho aliou-se a setores sórdidos da política nacional, tentando eleger seus apadrinhados, derrubando governos constitucionais e legítimos e aliando-se a ditadores e assassinos, em favor de vantagens, muitas vezes, contrárias à Constituição Federal.
Esses fatos, e muitos outros do período de 1925 a 1989 estão narrados neste primeiro volume do Dossiê Globo – Uma Biografia.
Resenha:
Eu recomendo muito o livro "Dossiê Globo – Uma Biografia" de Roberto Gândara. Trata-se de um livro que conta a história da Globo, a maior emissora de televisão do Brasil. O autor mostra como a Globo evoluiu ao longo dos anos, até chegar ao que é hoje. Além disso, o livro aborda a influência da Globo na cultura brasileira e a política que ela segue. O livro também mostra como a Globo gera empregos e impulsiona a economia de muitas regiões do Brasil.
Está bem escrito e conta a história de uma forma clara e precisa. O autor usa fontes confiáveis e estudos de caso para demonstrar a importância da Globo para o Brasil. Além disso, o livro aborda temas importantes como liberdade de expressão, direitos dos trabalhadores e a luta pela democracia e tolerância.
É um livro recomendado para quem deseja saber mais sobre a história da Globo, sua influência na cultura brasileira e a política que ela segue. É também uma ótima leitura para quem deseja aprender sobre o impacto da Globo na economia brasileira. Portanto, se você deseja conhecer melhor a Globo e sua relevância na cultura brasileira, este livro é uma ótima opção.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Dossiê Globo – Uma Biografia sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.