Review: "DIREITO HOLÍSTICO: DA ANTIGUIDADE À ERA DA PÓS-VERDADE"

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Eu recomendo o livro "DIREITO HOLÍSTICO: DA ANTIGUIDADE À ERA DA PÓS-VERDADE" de José Franklin de Sousa, como uma excelente leitura para aqueles interessados no estudo profundo do Direito. O autor embarca numa jornada fascinante, apresentando uma abordagem holística do Direito, desde a sua origem e evolução até aos dias de hoje. Esta abordagem holística abrange o contexto histórico, social, cultural e político em que o Direito se desenvolveu, assim como os fatores que contribuíram para a sua mudança. Além disso, o autor aborda as contribuições das diversas civilizações antigas para o desenvolvimento do Direito e o papel desempenhado pelas ciências humanas e naturais através de toda a história.

O livro também explora detalhadamente os desafios contemporâneos que a evolução do Direito enfrenta, especificamente no que diz respeito à era da verdade pós-verdade. O autor discute como a noção de verdade legal foi alterada na era da pós-verdade e como isso afeta a forma como o Direito é aplicado nos dias de hoje. Proporciona ao leitor uma compreensão profunda da complexidade das mudanças atuais no Direito, o que o torna um material de leitura incrível para aqueles interessados em estudar o assunto a fundo.

Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer um interessado na evolução do Direito e como ele é aplicado na era da pós-verdade. Os argumentos que o autor apresenta são extremamente convincentes e mostram uma compreensão profunda do tema. Ele também inclui muitas referências históricas, o que torna o livro ainda mais interessante e rico em conteúdo. Portanto, eu recomendo vivamente este livro a todos aqueles interessados em obter uma compreensão mais aprofundada do Direito.

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O conceito de direito subjetivo apresenta-se como um dos mais reproduzidos pela teoria do direito, uma vez que representa a expressão máxima do ideal individualista. Tal conceito, contudo, merece ser problematizado, sendo esse o objetivo do presente artigo.Strauss (1986, p. 54) advoga o nascimento romano do conceito de direito subjetivo, afirmando que Cícero, ao admitir a existência de uma centelha divina em cada homem, já reconhecia a liberdade humana de se harmonizar ou não com o fim que lhe era dado. Apesar do escatologismo herdado da Grécia, Cícero teria reconhecido pela primeira vez ao homem racional a liberdade e a vontade. Villey (1983, p. 34) discorda dessa busca remota à concepção de sujeito de direito, uma vez que em Roma a noção de direito foi herança do jus grego, que provém do vocábulo justitia, utilizado para significar, sobretudo, a ideia de distribuição, equidade. Nesse contexto, a noção de direito não corresponde ao ideal de ‘igualdade em liberdade e dignidade’, fundamental para o conceito de direito subjetivo. A justiça romana se referiria a questões exteriores ao indivíduo, tais como a partilha de bens materiais, de obrigações ou mesmo do exercício de funções públicas. O produto dessa partilha não seria isonômico, no sentido moderno, mas equitativo, uma vez que a proporção justa se daria em face da qualidade das pessoas e não da razão subjetiva igualmente comum a todos os homens (VILLEY, 1983, p; 34-38).A concepção romana reduz, portanto, o direito à realidade, caracterizando-o fundamentalmente por seu caráter objetivo. E ‘afirmar o caráter objetivo do direito é significar antes de tudo que este não radica primariamente no sujeito, senão em algo externo a ele, na ação exterior ou na coisa’ (GALLEGO, 1996, p. 145). Tal modo de entender o direito é retomado pela teoria tomista clássica, que também vislumbra a justiça como sendo a distribuição de bens segundo o que é devido a cada um, fazendo do homem medieval um ‘devedor’, devedor de Deus, por tê-lo criado, e devedor da própria comunidade, já que a comunhão se dá exatamente para que a cada um sejam atribuídos os direitos necessários para que sejam perfeitos e completos. O fundamento do direito descansa no modo próprio pelo qual fomos criados e do que nos é devido para nossa perfeição. Esse modo próprio de ser é o da pessoa. Dizer ‘pessoa’ é, de algum modo, assinalar o nome próprio do humano. Vale dizer, do sujeito racional e livre e, portanto, consciente de ser devedor. De um modo primordial e religioso para com Deus; por consequência, de um modo decorrente da justiça para com outro como ele, para um igual. Se as coisas devidas, elas são devidas para realizar nossa perfeição. O devido é a raiz da justiça. A concreta determinação do débito é o direito. (GALLEGO, 1996, p. 47-48).

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