Direito Ambiental
Há 60 anos, Rachel Carson lançou o importante livro Primavera silenciosa. Há 50 anos, foi realizada em Estocolmo (Suécia) a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, primeira grande conferência internacional sobre temas ambientais. Há 30 anos, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio 92.Também em 1992, foi lançada a 1ª edição deste livro, ainda sob outro título. O fato é que, durante os trinta anos de existência desta obra, a matéria foi crescendo em relevância e, no momento, é um dos ramos mais significativos do direito moderno. Como forma de celebrar todos esses acontecimentos, foi feita uma ampla revisão de Direito Ambiental, adaptando-o à mudança dos tempos. A matéria foi organizada em seções temáticas, como forma de facilitar a compreensão do público leitor e demonstrar a profunda inter-relação dos temas. Muito embora o conteúdo tenha se ampliado, procedeu-se a uma redução do texto, com vistas a eliminar citações e menções legislativas e jurisprudenciais que, atualmente, são facilmente localizáveis na internet. Por outro lado, buscou-se a coerência para um livro de direito ambiental, com a utilização de papel reciclado; e, portanto, sem o sacrifício de árvores.Uma novidade importante é que cada um dos capítulos é inaugurado com um vídeo, que pode ser acessado via QR Code, sobre os principais temas abordados. Ao longo dos anos, o direito ambiental foi se aperfeiçoando e os temas e institutos passaram a ter nova interpretação, em especial devido ao importante trabalho que os tribunais superiores brasileiros têm desempenhado. A 23ª edição buscou estar sintonizada com as novas diretrizes de nossa matéria.Instagram @paulodebessaantunesLinkedIn: professorpaulodebessaantunesYouTube: Paulo Bessa Direito AmbientalDe acordo com:Marco legal da microgeração e minigeração distribuída de energia elétrica – Lei 14.300/2022Política Nacional para as Atividades de Mineração – Dec. 11.108/2022Infrações e sanções administrativas por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente – Dec. 11.080/2022Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa – Dec. 11.075/2022Proteção das cavidades naturais subterrâneas no território nacional – Dec. 10.935/2022?Leia mais
Resenha:
Recomendo o livro Direito Ambiental de Paulo de Bessa Antunes. Nele, o autor trata de diversos tópicos relacionados ao direito ambiental, como o histórico das leis ambientais, a exploração dos recursos naturais, a mudança climática, a corrupção ambiental, a preservação da biodiversidade e as questões relacionadas ao direito ambiental internacional. O livro é muito bem escrito e contém informações precisas e atualizadas. É uma ótima fonte de informação para quem estuda direito ambiental.
O livro também tem excelentes recursos, como gráficos e infográficos que facilitam a compreensão dos temas abordados. Além disso, o autor aborda questões de interesse prático, como práticas de responsabilidade ambiental, redução de emissões de gases de efeito estufa, relação entre desenvolvimento sustentável e direito ambiental, e muito mais.
Em suma, se você está interessado em conhecer mais sobre direito ambiental, este livro é uma excelente ferramenta de estudo. É muito bem escrito e atualizado, contendo informações precisas sobre os tópicos abordados. Além disso, é repleto de recursos que ajudam a compreender melhor os temas. Por fim, recomendo fortemente o livro Direito Ambiental de Paulo de Bessa Antunes.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Direito Ambiental sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.