Review: "DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL"

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Eu recomendo o livro "Direito à Educação no Brasil" de José Franklin de Sousa para todos os interessados em compreender melhor o papel da educação na vida das pessoas e na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

O livro aborda a questão do direito à educação no Brasil, desde sua origem na Constituição Federal de 1988 até as discussões atuais sobre o tema. O autor apresenta uma análise aprofundada e detalhada de todas as leis e políticas educacionais, bem como de sua evolução e desenvolvimento ao longo dos anos.

Além disso, o autor apresenta um panorama das principais discussões em torno do direito à educação, bem como de seus direitos e deveres, como o dever de participar de atividades educativas, o direito de acesso a escolas e universidades, o direito ao ensino de qualidade e o direito à diversidade.

Também é detalhado o papel dos órgãos governamentais na promoção e garantia do direito à educação, como a União, os Estados e os Municípios, e as principais políticas públicas educacionais, como o Programa Mais Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Plano Nacional de Educação (PNE).

Finalmente, o autor reflete sobre as principais questões da educação brasileira, incluindo a desigualdade social, a falta de acesso a serviços de qualidade e a questão da desigualdade de gênero na educação.

Portanto, recomendo o livro "Direito à Educação no Brasil" de José Franklin de Sousa para aqueles interessados em compreender melhor o papel da educação na vida das pessoas e na construção de uma sociedade igualitária e justa.

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A educação abrange a comunicação e a informação. Em sentido amplo a educação é o meio fundamental para que os hábitos, costumes, comportamentos e valores de uma sociedade sejam transferidos de geração em geração, de acordo com a evolução da coletividade como um todo.
Em geral, a educação como um todo engloba a aplicação de métodos de ensino que tem como objetivo assegurar a formação e o desenvolvimento pessoal e profissional de determinada pessoa.
O processo educacional está diretamente ligado aos conceitos de pedagogia e didática, onde a ele é responsável diretamente pelo ato de educar, instruir, disciplinar e construir novos conhecimentos.
Daria tudo do que eu sei pela metade do que ignoro (René Descartes). O que sei significa conhecimento, e o que ignoro é a falta, é o que não conheço.
A liberdade é medida pela dimensão do conhecimento, por isso não podemos permanecer presos pela ignorância. Podemos recorrer a François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, para afirmar que ‘posso não concordar com nenhuma palavra que tu dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las’. E honeste vivere (viver honestamente), alterum non laedere (a ninguém lesar) e suum cuique tribuere (dar a cada um o que é devido).
O ser humano parou de pensar de uma forma verdadeira e crítica, entregando-se aos prazeres momentâneos e a algumas boas sensações, satisfazendo-se a si mesmo, sem qualquer senso crítico.
A ignorância é tão ruim (ou pior) que a ilusão do conhecimento. (Rafael Rodrigues). ‘A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria’. (Rui Barbosa). ‘O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão da verdade’ (Stephen William Hawking).

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