Review: "DIREITO À EDUCAÇÃO: COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO BRASIL"

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Eu recomendo o livro "Direito à Educação: Comunicação e Informação no Brasil", escrito por José Franklin de Sousa. A obra é uma análise profunda da educação no Brasil, abordando questões importantes relacionadas à comunicação e à informação. O livro tem um conteúdo riquíssimo e aborda de forma clara e detalhada o direito à educação, sua relevância no Brasil e suas implicações para o país. É um material útil para estudantes, professores e pesquisadores que desejam conhecer mais a fundo o direito à educação no Brasil.

O livro aborda diversas questões importantes, como a acessibilidade à educação, a alfabetização, a qualidade da educação e a luta pelo direito à educação no Brasil. O autor discute também a questão da desigualdade social e as desigualdades presentes no sistema educacional brasileiro. Ele faz uma análise detalhada das políticas públicas de educação e de sua eficácia na redução dessas desigualdades.

O autor também discute a importância da comunicação e da informação para o direito à educação. Ele analisa as diferenças entre os meios de comunicação tradicionais e as novas mídias e explora como elas têm influenciado a educação no Brasil. Além disso, ele discute como os meios de comunicação podem ser utilizados de forma eficaz para expandir o acesso à educação e para reduzir as desigualdades educacionais no país.

Em suma, o livro "Direito à Educação: Comunicação e Informação no Brasil" é uma leitura indispensável para quem deseja conhecer mais sobre o direito à educação no Brasil. O autor oferece uma análise clara e profunda do tema, abordando questões importantes e discutindo as implicações da educação para o desenvolvimento do país. Portanto, recomendo que todos que se interessam pelo tema leiam esse livro.

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A liberdade é medida pela dimensão do conhecimento, por isso não podemos permanecer presos pela ignorância. Podemos recorrer a François-Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire, para afirmar que ‘posso não concordar com nenhuma palavra que tu dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las’. E honeste vivere (viver honestamente), alterum non laedere (a ninguém lesar) e suum cuique tribuere (dar a cada um o que é devido).O ser humano parou de pensar de uma forma verdadeira e crítica, entregando-se aos prazeres momentâneos e a algumas boas sensações, satisfazendo-se a si mesmo, sem qualquer senso crítico. A ignorância é tão ruim (ou pior) que a ilusão do conhecimento. (Rafael Rodrigues). ‘A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria’. (Rui Barbosa). ‘O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão da verdade’ (Stephen William Hawking).O mundo social reflete sempre o grau do conhecimento humano (Pontes de Miranda). O direito continua a ser elaborado e explicado segundo os métodos dos tempos romanos e da Idade Média (Pontes de Miranda). O estudo do direito exige uma síntese de todos os métodos conhecidos de pesquisa, mantendo uma relação aos resultados do conhecimento humano contemporâneo (Pontes de Miranda). O homem é livre se não está obrigado a obedecer a nenhuma pessoa, mas unicamente às leis (Kant). O homem é o único ser capaz de fazer mal a seu semelhante pelo simples prazer de fazê-lo (Schopenhauer). Aquellos que no pueden recordar su pasado están condenados a repertirlo (George Santayana). A comunicação e a informação, também compõem a educação (José Franklin de Sousa).

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