Review: "“Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

O livro “Da Panacéa para Hygéa – Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” de Tânia Soares da Silva é uma excelente leitura para quem deseja saber mais sobre o discurso médico no Brasil no início do século XX. A autora nos apresenta um estudo meticuloso e aprofundado sobre o assunto, abordando desde a construção dos discursos, até a forma como esses discursos influenciaram as condições de saúde da população. O livro também demonstra como as mudanças no discurso médico foram influenciadas por fatores socioeconômicos e culturais da época.

Este livro é uma verdadeira joia para aqueles que buscam compreender de forma mais profunda a história da saúde no Brasil e os fatores que levaram à transformação do discurso médico durante o século XX. A autora aborda de forma detalhada os aspectos clínicos, sociais e culturais que influenciaram o discurso médico da época, com destaque para a questão da saúde das mulheres e das crianças. Também é possível ver como o discurso médico foi influenciado e se adaptou aos novos contextos históricos.

Recomendo, portanto, que todos aqueles interessados na história da medicina no Brasil leiam este livro. O que a autora apresenta é uma verdadeira obra-prima, cheia de detalhes e de análises profundas, que demonstra como a medicina e o discurso médico foram capazes de se transformar e adaptar ao longo dos anos. É uma leitura importante, tanto para aqueles que buscam entender as origens do discurso médico no Brasil, como para aqueles que desejam saber mais sobre os diversos fatores que influenciaram e transformaram a saúde das mulheres e das crianças no século XX.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro “Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930 sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

O início do século XX foi marcado por uma série de questões que colocaram as crianças, em especial aquelas oriundas das classes populares, em evidência. Constroem-se discursos a seu respeito, bem como sobre suas famílias, que não se enquadravam no modelo preconizado, necessitando ser “recuperadas”. Investe-se em estratégias de disciplina, normalização e controle social; criminalizam-se atitudes dissonantes da moral social estabelecida e legitimada pelo aparato “científico”, cabendo à mulher papel de destaque nesse projeto. Ela organiza a família, sendo educada e educando conforme as regras da higiene. A proposta desta abordagem é analisar como se construíram e reafirmaram representações de crianças, mulheres e famílias. Vários foram os discursos que apareceram integrados nesse objetivo, no entanto, esta pesquisa concentra-se na análise das produções médicas, dando destaque à figura de Geraldo Horácio de Paula Souza e suas propostas à frente do Serviço Sanitário e do Instituto de Higiene, assim como suas conexões políticas nacionais e internacionais efetivadas no acordo com a Fundação Rockefeller. Com a criação dos Centros de Saúde e a formação de Educadoras e Visitadoras Sanitárias como estratégias para a efetivação de sua política de diagnóstico e intervenção nos modos de vida das classes populares, deu-se prioridade às ações relativas à infância, vista como fase da vida privilegiada para impressão dos valores e das sociabilidades que se pretendiam dominantes.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro “Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre “Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” comprar
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” gratis
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” ler online
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” download
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” preço
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” baixar
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” pdf
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” sinopse
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” resenha
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” baixar pdf
  • livro ““Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à “Da Panacéa para Hygéa”: Crianças, mulheres e famílias no discurso médico – São Paulo, 1920-1930