
Crônicas filosóficas
Ao ouvirmos aquilo, sentimo-nos envergonhados e contivemos as lágrimas; e ele andou de um lado para outro, até que, como nos disse, as pernas começaram a fraquejar; então se deitou de costas, segundo as instruções, e o homem que lhe dera o veneno examinava-lhe, de vez em quando, os pés e as pernas. Depois de algum tempo o homem apertou-lhe o pé com força e perguntou se ele sentia; ele respondeu que não. Depois apertou-lhe a perna, e foi subindo, subindo, e nos mostrou que ele estava insensível e rígido. E então o próprio Sócrates apalpou as pernas e disse:—Quando o veneno chegar ao coração será o fim. Ele estava começando a ficar insensível na virilha, quando descobriu o rosto (pois havia se coberto) e disse aquelas que foram suas últimas palavras:— Críton, eu devo um galo a Asclépio; vais te lembrar de pagar essa dívida?— A dívida será paga — disse Críton. — Mais alguma coisa?Não houve resposta alguma àquela pergunta, mas um ou dois minutos depois ouviu-se um movimento, e o criado o descobriu; os olhos estavam parados, e Críton fechou-lhe os olhos e a boca.Foi este o fim de nosso amigo, a quem posso sinceramente chamar de o mais sábio, mais justo e melhor de todos os homens que conheci.
Relato de Platão
Resenha:
Gostaria de recomendar o livro "Crônicas Filosóficas" de Sérgio Faria. O livro é uma obra atemporal que aborda o tema da filosofia de maneira acessível e inteligente. As crônicas abordam assuntos como o trabalho, o amor, a amizade, a beleza, a morte e muito mais. Faria mostra como todos esses temas são importantes para a compreensão dos mistérios da vida. Ele também aborda de forma única a dificuldade de lidar com as mudanças das épocas. Ele usa metáforas milenares para discutir questões complexas, e sua escrita é poética, intensa e inesquecível. Seu livro é uma leitura obrigatória para quem procura entender melhor a filosofia, assim como para aqueles que buscam respostas aos grandes mistérios da vida.
O livro é uma compilação de crônicas, escritas em diferentes épocas, que mostram uma variedade de pontos de vista e abordam assuntos contemporâneos. Sérgio Faria possui um conhecimento profundo dos temas, e usa isso para abordar questões difíceis, oferecendo uma variedade de perspectivas. A variedade de crônicas torna o livro acessível para diversos tipos de leitores, e sua abordagem inteligente e poética fará com que os leitores se sintam conectados às palavras e às ideias.
Recomendo este livro para aqueles que procuram uma explicação aprofundada e acessível da filosofia, assim como a aqueles que querem entender melhor os mistérios da vida. É uma obra indispensável para aqueles que buscam respostas às grandes questões da vida e do mundo, para aqueles que querem entender as mudanças das épocas, e para aqueles que querem saber mais sobre os temas da filosofia. Por fim, é uma obra obrigatória para aqueles que querem se conectar às palavras e às ideias de uma forma profunda e significativa.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Crônicas filosóficas sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.