Review: "Crítica da filosofia do direito de Hegel (Coleção Marx e Engels)"

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Eu recomendo fortemente a leitura da obra de Karl Marx, "Crítica da Filosofia do Direito de Hegel (Coleção Marx e Engels)". Esta obra substancialmente abrange a natureza do direito e da moral, bem como o significado dos conceitos de liberdade, igualdade e justiça. O livro destaca a necessidade de uma melhor compreensão dos princípios fundamentais que regem o direito. É também um aviso a todos os governos e líderes que os direitos humanos permanecem inalienáveis e intocáveis.

Para Marx, a lei deveria ser aplicada de forma justa, sem qualquer distinção de raça, credo, cor ou gênero. Além disso, ele acredita que para que um governo seja verdadeiramente socialmente justo, é necessário que todos os cidadãos desfrutem de igualdade de direitos e oportunidades. Ele também faz uma análise aprofundada e detalhada do conceito de liberdade e o que isso significa para o mundo moderno.

Karl Marx mostra como a lei deve ser utilizada para ajudar a promover o bem-estar geral da sociedade. Ele também discute como o direito deve ser usado para realmente servir o interesse da maioria. No entanto, ele também argumenta que a lei deve ser aplicada de forma imparcial e equitativa. Marx faz uma análise intensa das bases da lei, especialmente no que diz respeito à sua aplicação.

Finalmente, Marx acredita que é necessário que exista um sistema de leis e regulamentos que esteja de acordo com os direitos humanos, como as Declarações Univerzais dos Direitos Humanos. A lei deve ser aplicada de forma a melhorar as vidas das pessoas e não a prejudicá-las. Esta obra é essencial para aqueles que desejam entender o conceito de direito e como ele pode ser usado para promover o bem-estar social.

Em suma, a Crítica da Filosofia do Direito de Hegel de Karl Marx é uma obra excelente e muito importante que oferece ao leitor uma análise aprofundada do direito e de como ele deve ser aplicado de forma justa e equitativa. É uma leitura essencial para entender o real significado dos direitos humanos e como eles devem ser defendidos. Recomendo vivamente este livro para aqueles interessados em direito, política e filosofia.

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No seu projeto de publicar toda a obra de Karl Marx no Brasil em edições comentadas com novas traduções feitas diretamente do alemão, a Boitempo lança Crítica da filosofia do direito de Hegel.
Com apresentação de Rubens Enderle (tradutor do livro junto com Leonardo de Deus) e notas de Marcelo Backes, o livro traz ainda uma cronobiografia do autor e a introdução ao livro feita pelo próprio Marx, na qual tece uma crítica à religião e à monarquia constitucional alemã.
Publicado originalmente em 1843, a Crítica da filosofia do direito de Hegel é um divisor de águas na obra marxiana: marca a transição da chamada fase “juvenil” para a fase adulta e a consolidação dos pressupostos que irão orientar a produção do seu pensamento até sua maturidade. Ao investigar Hegel, Marx associaria definitivamente a compreensão das relações jurídicas na sociedade com as suas condições materiais; o pensar em função do ser e a alienação do povo; o “Estado real” em relação ao Estado moderno que o segrega e o burocratiza na qualidade de “sociedade civil”.
O autor também repensa o papel da teoria crítica, estabelecendo que esta não se completa apenas no campo teórico das filosofias da religião e da ciência, mas tem um indispensável campo prático na política. Se por um lado visava superar os fundamentos estabelecidos por Hegel para o Estado alemão, por outro visava, através da associação entre a reflexão e a prática, ir além do trabalho teórico de crítica da religião de Feuerbach, uma forte influência neste trabalho.
Marx provoca um salto sobre os debates da época em torno da obra de Hegel, para uma visão mais ampla dos fundamentos do direito na Alemanha, seu anacronismo que não permite concessões, suas relações com as classes sociais e com o estágio de desenvolvimento nacional. Uma defesa radical da verdadeira democracia, da máxima generalização do Estado, com a participação de cada cidadão para superar a divisão entre política e sociedade.

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