
Contra a servidão voluntária
A coleção Escritos de Marilena Chaui, criada para facilitar o acesso aos textos publicados em diferentes veículos e oferecer aos leitores volumes que reúnem temas específicos abordados pela filósofa, traz compilações especiais de ensaios, artigos e intervenções – entre já publicados e inéditos, todos revistos pela autora.
Neste primeiro volume, Marilena acompanha a reflexão política do francês Étienne de La Boétie e enfrenta o desafio de compreender a paradoxal experiência humana de uma servidão voluntária, analisando seus meandros e suas implicações. Em oito textos que contemplam três décadas de intensa produção sobre o tema (de 1982 a 2013), Chaui mostra como a servidão voluntária está presente por toda parte: muitos vivem sob o domínio de um que se destaca de seus pares, ergue-se acima da sociedade e a sujeita, comandando-a, enquanto os outros servem, voluntariamente. Fecha o volume uma entrevista especialmente concedida para esta publicação. Nela a autora realiza um balanço da coletânea e de seu encontro com La Boétie.
Resenha:
Eu recomendo o livro "Contra a Servidão Voluntária" de Marilena Chaui para aqueles que procuram uma reflexão filosófica sobre a realidade política, social e econômica atual. O livro traz à tona temas importantes como o capitalismo, o controle do Estado sobre o cidadão, o livre arbítrio, a liberdade e a alienação. O livro faz uma conexão entre o indivíduo e o Estado, discutindo o papel do Estado na vida dos indivíduos e como o Estado pode limitar a liberdade individual. A autora faz uma análise histórica do modo como a servidão voluntária foi introduzida, explicando de forma clara e objetiva como ela é usada para controlar o comportamento do cidadão. No livro, Marilena Chaui propõe uma discussão sobre o problema da alienação, assim como sobre o que pode ser feito para libertar o indivíduo e permitir que ele desenvolva seus próprios potenciais. A autora também discute a necessidade de buscar alternativas para a servidão voluntária e como as mesmas podem ser alcançadas. Por fim, a autora conclui que é possível superar a servidão voluntária através de uma luta política organizada na direção da emancipação do indivíduo. Por esses motivos, recomendo "Contra a Servidão Voluntária" de Marilena Chaui como um livro instigante e importante para aqueles que procuram compreender a realidade atual.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Contra a servidão voluntária sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.