Contos escolhidos

O estudo da vida e da obra de Búnin mostra que sua trajetória, sitiada por temores, mortes e destruição, parece ter exercido um forte efeito sobre o escritor. Os contos da maturidade distinguem-se de suas primeiras histórias, como mostra esta seleção. Se nos últimos o amor é totalmente aniquilado, nos contos posteriores, ele recupera sua potência organizadora, torna-se uma força que faz vencer os obstáculos, que pacifica e ordena o caos. No conto Aleias escuras, a personagem Nadiéjda (em russo, “esperança”) ama num nível espiritual e individual que lhe basta, Ela afirma: “A juventude passa mesmo, para tudo que é gente, ela passa mas o amor, isso é outra coisa”. Nos tempos conturbados em que viveu, decerto o mais sangrento da história moderna, Búnin parece ter constatado que o patrimônio mais longevo é mesmo a memória: não seria ela o único recipiente que poderia conter o amor indefinidamente?Ivan Alexeievitch Búnin (1870-1953) foi o primeiro escritor russo a ganhar o prêmio Nobel de Literatura. Sua última obra de ficção, Aleias escuras (1943), é uma das antologias de contos mais conhecidas da literatura russa do século XX.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Contos Escolhidos" de Ivan Búnin para qualquer leitor que queira ler obras de ficção inspiradoras. Esta coleção de contos selecionados, publicada pela primeira vez em 1922, oferece aos leitores a oportunidade de explorar as visões humanas de um dos acentos mais precisos da literatura russa do século XX. Os contos são escritos com um toque poético e são profundamente atmosféricos, contando uma gama de histórias e abordando assuntos variados.

O livro apresenta uma seleção de histórias que fornecem visões profundas e complexas sobre a vida humana. Os temas abordados incluem histórias sobre amor, traição, morte, solidão e outras questões humanas universais. Cada conto é escrito em linguagem poética de alto nível, cheio de imagens vívidas e descrições detalhadas. Búnin usa muitos estilos narrativos diferentes, como a narrativa em primeira pessoa, a narrativa em terceira pessoa e a narrativa objetiva. Ele cria narrativas ricas em detalhes para criar a atmosfera e o clima dos contos. Os contos também apresentam personagens profundamente humanos e complexos.

Búnin também explora questões filosóficas e sociais nos contos. Alguns dos temas explorados incluem a passagem do tempo, as questões sociais e a busca pela felicidade. O livro oferece uma visão intrigante da vida das pessoas durante os dias turbulentos da Revolução Russa. Os personagens são profundamente humanos e os leitores podem facilmente se conectar a eles. Embora todos os contos explorem temas diversos, todos têm um fio condutor que liga os temas abordados.

Em suma, "Contos Escolhidos" de Ivan Búnin é uma excelente coleção de histórias que oferece aos leitores a oportunidade de explorar questões humanas universais. O livro apresenta uma seleção cuidadosamente selecionada de contos escritos com um grande toque poético e profundamente atmosférico. Os contos oferecem visões profundas e complexas sobre a vida humana e oferecem também uma visão única da vida na época da Revolução Russa. Portanto, recomendo fortemente "Contos Escolhidos" de Ivan Búnin para todos os amantes da literatura, pois é uma coleção de contos fascinante e envolvente.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Contos escolhidos sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.