Review: "Conscientização Orientada da Prática do Surfe: Um livro sobre a Aprendizagem do Surfe"
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Eu recomendo o livro "Conscientização Orientada da Prática do Surfe: Um livro sobre a Aprendizagem do Surfe" de Bruno Castello da Costa. Neste livro, ele aborda como a conscientização pode melhorar nossas performances no surfe. Ele explica a importância da atenção aos detalhes e da prática correta para o entendimento profundo do surfe.
O livro tem uma abordagem prática, com exemplos práticos de como aplicar a conscientização na prática do surfe. O autor também descreve detalhadamente os fundamentos do surfe, explicando como os princípios e técnicas básicas podem ajudar a melhorar a performance na água. Ele explica como os movimentos básicos, a postura, a direção e a velocidade da onda influenciam a performance e como a consciência destes fatores afeta o surfe.
O autor também descreve como a conscientização ajuda na prática dos surfe em diferentes condições, desde o surfe em ondas pequenas até o surfe em ondas maiores e mais técnicas. Ele também explica como a conscientização pode ajudar na tomada de decisões rápidas no mar, aprimorando a habilidade de lidar com as condições difíceis e improvisar durante a prática.
Este livro também oferece conselhos sobre como melhorar nossas performances no surfe e como construir a confiança necessária para se divertir na água. Ele explica como o autoconhecimento, a análise das performances e a prática consciente são essenciais para o desenvolvimento de habilidades eficazes e seguras.
Este livro é ideal para praticantes iniciantes e avançados do surfe que querem melhorar seu desempenho na água. Ele oferece informações práticas e detalhadas sobre como a consciência orientada pode ajudar a melhorar as performances, tornando o surfe mais seguro, mais divertido e mais interessante.
Recomendo "Conscientização Orientada da Prática do Surfe: Um livro sobre a Aprendizagem do Surfe" de Bruno Castello da Costa para todos os interessados em melhorar seu desempenho no surf. Ele é uma leitura divertida e instrutiva que oferece informações práticas sobre como melhorar suas performances na água.
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“Este texto é realmente inédito em seu tema de estudo, referência obrigatória a trabalhos futuros” (Prof. Dr. Nicholas Ford, autor [com David Brown] de “Surfing and Social Theory: the experience, embodiment and narrative of the dream glide”, Routledge, 2006).
Este trabalho é uma análise da pedagogia do Surfe, conduzido por um grupo de pesquisadores ligados ao Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Examinamos a literatura acadêmica acerca do Surfe e da Educação Física, no intuito de prover professores e Escolinhas com um racional científico que auxilie os estudantes à tomada de consciência na prática do esporte.
Neste momento, concentramos nossa atenção sobre os resultados de nossa pesquisa, os quais nos sugerem que a abordagem pedagógica atualmente adotada no ensino desta modalidade parece capaz de levar os aprendizes a certas compreensões equivocadas, em termos dos principais perigos e limites de segurança marítimos concernentes ao processo de familiarização com o ambiente do Surfe.
Até agora não conseguimos identificar – quer a nível nacional, quer fora do Brasil – trabalhos técnico-científicos voltados à pedagogia do Surfe que possam ter sido publicados na forma de livros. Referências ao nosso estudo incluem publicações científicas em Pedagogia, Didática, Aprendizagem Motora, Fisiologia, Treinamento Desportivo, Anatomia, Biomecânica, Imaginário Social, Oceanografia, Biologia Marinha e Treinamento Militar, além de obras jornalísticas, artísticas e literárias voltadas ao Surfe.
Nosso projeto foi primordialmente pensado como fonte de referência teórica e prática aos profissionais envolvidos com o ensino do Surfe (professores e estudantes de Educação Física), e também como meio à instrumentalização deste esporte por parte do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro, nos cursos de formação de seus Grupamentos Marítimos.
Sua estrutura metodológica dispensa o fenômeno da “assistência motora direta e verbal indevida” no processo de ensino; alternativamente, apresentamos estratégias para a adoção do Estado de Natureza como indicador de respeito às individualidades, e da ação pedagógica, formal e precisa, como garantia de melhor eficácia e eficiência do processo de ensino.
Apresentação dos autores: (1) Bruno Ferreira Alves Castello da Costa -> Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor de Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (2) Gabriel Gueiros Nunes -> Professor de Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (3) Rafael Barçante Ladvocat Cintra -> Professor de Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (4) Luiz Alberto Batista -> Professor de Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal).
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