Como as democracias morrem

Uma análise crua e perturbadora das ameaças às democracias em todo o mundo.
Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que Steven Levitsky e Daniel Ziblatt – dois conceituados professores de Harvard – respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Para isso comparam o caso de Trump com exemplos históricos de rompimento da democracia nos últimos cem anos: da ascensão de Hitler e Mussolini nos anos 1930 à atual onda populista de extrema-direita na Europa, passando pelas ditaduras militares da América Latina dos anos 1970. E alertam: a democracia atualmente não termina com uma ruptura violenta nos moldes de uma revolução ou de um golpe militar; agora, a escalada do autoritarismo se dá com o enfraquecimento lento e constante de instituições críticas – como o judiciário e a imprensa – e a erosão gradual de normas políticas de longa data. Sucesso de público e de crítica nos Estados Unidos e na Europa, esta é uma obra fundamental para o momento conturbado que vivemos no Brasil e em boa parte do mundo e um guia indispensável para manter e recuperar democracias ameaçadas.
“Talvez o livro mais valioso para a compreensão do fenômeno do ressurgimento do autoritarismo … Essencial para entender a política atual, e alerta os brasileiros sobre os perigos para a nossa democracia.” – Estadão
“Abrangente, esclarecedor e assustadoramente oportuno.” – The New York Times Book Review
“Livraço … A melhor análise até agora sobre o risco que a eleição de Donald Trump representa para a democracia norte-americana … [Para o leitor brasileiro] a história parece muito mais familiar do que seria desejável.” – Celso Rocha de Barros, Folha de S. Paulo
“Levitsky e Ziblatt mostram como as democracias podem entrar em colapso em qualquer lugar – não apenas por meio de golpes violentos, mas, de modo mais comum (e insidioso), através de um deslizamento gradual para o autoritarismo. Um guia lúcido e essencial.” – The New York Times
“O grande livro político de 2018 até agora.” – The Philadelphia Inquirer

Resenha:

Eu recomendo o livro "Como as democracias morrem" de Steven Levitsky para qualquer pessoa interessada na preservação da democracia. Nesta obra, Levitsky examina como as democracias modernas estão caindo vítimas do autoritarismo, e ajuda a compreender os mecanismos por trás desta tendência. Levitsky destaca problemas específicos de várias democracias modernas, como a Itália, a Turquia e a Venezuela, e analisa os efeitos destes problemas para o futuro da democracia em todo o mundo. Ele também oferece soluções práticas para ajudar a proteger as democracias existentes, bem como para restaurar aquelas que já estão em risco. Este livro é uma leitura muito necessária para aqueles que querem preservar e proteger os direitos humanos e as liberdades democráticas.

Levitsky discute como os líderes autoritários se aproveitam de novas ferramentas e táticas para assumir o poder e subjugar o povo. Ele explica como os líderes autoritários podem usar a mídia e as leis para enfraquecer a oposição política, e como eles podem manipular as regras e processos eleitorais para aumentar a probabilidade de vitória. Ele também examina como os líderes autoritários usam a corrupção para enriquecer a si mesmos e aos seus aliados, e aproveitam a ignorância crescente dos cidadãos para manter seu domínio. Levitsky fornece exemplos de como a luta pela democracia tem sido vitoriosa em algumas partes do mundo, e dá conselhos práticos sobre como as democracias podem ser preservadas.

Levitsky conclui o livro alertando que o autoritarismo é um inimigo real da democracia e que, embora possa ser difícil identificar as ameaças e resistir a elas, é possível. Ele destaca que o envolvimento ativo dos cidadãos, o uso eficaz da mídia para levantar consciência e a criação de estruturas democráticas robustas são essenciais para a preservação da democracia. O livro oferece uma avaliação abrangente sobre como as democracias estão sendo minadas e, é por isso, uma leitura muito importante para aqueles que querem preservar e defender a democracia.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Como as democracias morrem sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.