Como as crianças aprendem

Essa pergunta intriga pais e pedagogos do mundo inteiro, e a resposta mais comum tende a ser que o potencial de sucesso de uma criança varia de acordo com sua inteligência. Mas, nas últimas décadas, pesquisadores vêm constatando que notas altas e testes de QI não são indicadores de uma educação de qualidade — e muito menos uma garantia de sucesso na vida.
O jornalista Paul Tough coloca em debate o atual paradigma da educação e questiona o valor dado à ideia de que uma criança bem-sucedida é aquela capaz de memorizar todo o conteúdo transmitido na sala de aula. Em Como as crianças aprendem, o autor aborda com grande clareza o problema e alerta: não estamos dando a devida atenção ao desenvolvimento de qualidades não cognitivas, como curiosidade e a capacidade de lidar com o estresse.
Com base em dados científicos, Tough defende que é possível proporcionar uma educação de qualidade tanto para alunos privilegiados quanto para as crianças e adolescentes que vivem em situação de pobreza e dependem de políticas públicas ineficientes. O objetivo: fazer com que nossos filhos estejam mais preparados para a vida e sejam capazes de conquistar realização pessoal e melhores oportunidades.
Como as crianças aprendem, agora relançado com novo título, foi publicado no Brasil originalmente em 2014 como Uma questão de caráter. O livro permaneceu por mais de um ano na lista de mais vendidos do The New York Times e foi traduzido para 27 idiomas.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "Como as Crianças Aprendem" de Paul Tough. É um livro incrivelmente bem escrito, que lida com questões importantes sobre o ensino e educação de crianças. Ele tem um olhar abrangente sobre como as crianças aprendem e como os adultos podem ajudá-las a alcançar seu melhor desempenho. O livro se concentra em como os adultos podem criar o ambiente mais propício para a aprendizagem das crianças, fornecendo suporte, incentivos, direcionamento e estimulação. Ele cobre como as crianças diferentes aprendem de maneiras diferentes e como os adultos podem ajudar a compreender e apoiar essas diferenças. Ele também cobre como as crianças estabelecem relacionamentos, e como os adultos podem criar o ambiente mais propício para o sucesso das crianças nesses relacionamentos. Além disso, o livro aborda questões como a importância da motivação intrínseca, as relações entre pais e professores, e como trabalhar com crianças com necessidades especiais.

Paul Tough aborda todos esses tópicos de uma maneira profunda, mas acessível, usando exemplos reais, estudos empíricos e relatos pessoais. Ele também reflete sobre o impacto das experiências do passado de uma criança no seu processo de aprendizagem, bem como a importância da empatia para criar um ambiente de aprendizagem acolhedor. O autor vai além de oferecer algumas dicas e soluções de curto prazo, ao invés ele oferece referências e métodos para desenvolver uma abordagem holística para auxiliar as crianças com seu processo de aprendizagem.

Eu recomendo este livro altamente para os adultos que trabalham com crianças e para aqueles que procuram entender melhor como as crianças aprendem. É um livro que oferece uma compreensão profunda e insights valiosos sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem. É uma leitura obrigatória para quem trabalha com crianças e para todos que querem entender melhor o mundo da criança.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Como as crianças aprendem sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.