Review: "Colonialidade e Resistências"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo fortemente o livro "Colonialidade e Resistências" de Reinaldo Matias Fleuri. Este livro analisa de forma detalhada o papel da história e da cultura na formação do mundo moderno. Ele discute as relações entre o passado colonial e as formas contemporâneas de resistência ao sistema colonial. O livro propõe uma leitura profunda e detalhada das várias formas de resistência que foram desenvolvidas durante e após os tempos coloniais. Seu conteúdo abrange um vasto leque de discursos, teorias, práticas e estratégias que foram usadas pelos colonizadores e colonizados para resistir às práticas coloniais. O autor também discute o papel da luta anticolonial nos processos de desenvolvimento e luta pela liberdade.

Reinaldo Matias Fleuri aborda diversos temas relevantes, desde a história e a cultura dos colonizados, até a influência dos movimentos anticoloniais na formação de novos Estados. Ele também aborda a relação entre as práticas coloniais e os problemas que ainda persistem no mundo moderno. O autor discute os vários fatores que têm contribuído para manter as desigualdades sociais e culturais entre as populações majoritárias e minoritárias. O livro trata também da importância dos movimentos de resistência para a construção de um estado de direito num mundo livre de opressão e discriminação.

Este livro é indispensável para todos aqueles que desejam conhecer e entender melhor os processos históricos e culturais da colonização e da resistência a ela. É uma leitura obrigatória para aqueles que procuram entender os processos de desenvolvimento e luta pela liberdade e direitos humanos. Por fim, o livro de Reinaldo Matias Fleuri oferece uma excelente oportunidade para os leitores refletirem sobre os desafios que ainda enfrentamos no mundo moderno e para serem mais conscientes da importância de resistir a toda forma de opressão.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Colonialidade e Resistências sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Tecemos o livro Colonialidade e resistências no contexto do tenso processo de mudanças políticas, econômicas, sociais, culturais e étnico-raciais que vivemos no Brasil em 2013-2018, pressionados por setores políticos aderentes a interesses antipopulares do capital multinacional.
Como pós-graduandos em Educação da Unirio, entrelaçamos nossas pesquisas para entender as respostas e as propostas urdidas pelas múltiplas lutas que nos atravessam. Como um “tear”, tramamos teias de resistência, pela união, por respeito, partilha e construção coletiva. Deparamo-nos com as nossas experiências e nos demos as mãos. Por meio de re-des-encontros, de entrecruzamento de ideias, criamos tessituras que tematizam “Colonialidade e resistências”.
Entendemos, na primeira parte deste volume, que dispositivos éticos e epistêmicos decoloniais podem ser construídos pela ação organizada dos “condenados da terra”, à medida que, tomando consciência da opressão colonial, promovam a práxis revolucionária e transgressora que avance, para além da dimensão de classe, também nas relações de gênero e de raça. Nesse sentido, as práticas insurgentes dos povos originários e diaspóricos reinventam, para além de resistência, formas de reexistência.
Na segunda parte, analisamos os processos de resistências cotidianas das juventudes brasileiras, dialogando com a experiência de uma jovem negra do subúrbio do Rio de Janeiro aprovada em Medicina da UFRJ. Ela afirma: “Inclusão é um ótimo sonho que a gente está tentando implementar na nossa sociedade. Acho que é isto que eu tento fazer todos os dias: ser inclusa”.
É justamente o tema “inclusão em educação” que discutimos na terceira parte: sentimo-nos convocados a transformações, mudanças, quebras de paradigmas e a construir um cabedal de conhecimentos para novas práxis sociais e educacionais.
Na quarta parte, refletimos sobre processos de resistências em contextos heterogêneos de educação infantil, de museus e de avaliação educacional de larga escala.
Na quinta e última parte, discutimos desafios educacionais que identificamos na experimentação de técnicas didático-estéticas, como a do Madonnaro (técnica de pintura coletiva no chão).
Agora, em diálogo com você, pretendemos compreender práticas e teorias educacionais, articulando o debate da (de)colonialidade com processos concretos de resistência, que nos fizeram apostar na rebeldia e na criatividade para construir “um outro mundo possível”, generoso, fraterno, justo: decolonial.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Colonialidade e Resistências.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Colonialidade e Resistências.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Política e outros títulos similares à Colonialidade e Resistências