Cidade aberta

A expressão “cidade aberta” pode referir-se a uma cidade ocupada pelo exército invasor durante uma guerra e poupada em troca de rendição. A Nova York pós-Onze de Setembro percebida por Julius, um jovem psiquiatra residente no hospital Columbia Presbyterian, carrega em si um pouco dessa atmosfera – é uma cidade de traumas não admitidos e muita solidão. Julius faz longas caminhadas após o trabalho, como contraponto a seus atarefados dias no hospital. Além da “evocação de liberdade”, esses passeios são o motor de suas reflexões e reminiscências, pelas quais ele relembra sua história, sua infância na Nigéria, sua condição de imigrante, e também a história da própria cidade em que vive e dos habitantes dela. Teju Cole parece transferir muito de si ao protagonista do romance – ambos são nigerianos que saíram de sua terra natal para estudar nos Estados Unidos. Além de escritor, Cole é também fotógrafo, e a observação precisa e o zelo com os detalhes parecem ser seu principal legado a Julius. Numa sucessão de meditações, informações históricas, reflexões sobre música e literatura, e nítidas descrições das paisagens urbanas – motivos que renderam a Cole muitas comparações a W. G. Sebald -, o personagem estabelece uma espécie de diário não cronológico de suas reminiscências nigerianas e nova-iorquinas.

Resenha:

Recomendo que leiam "Cidade Aberta", de Teju Cole. Esta obra aborda o tema de como a cidade influencia o comportamento humano e a forma como as pessoas interagem entre si. Ao ler este livro, vai descobrir como as cidades podem ser poderosas forças na formação de opiniões e na determinação do destino de uma pessoa.

Cole explora a história e a cultura de Lagos, no nordeste da Nigéria, para nos ajudar a compreender melhor os efeitos dos espaços urbanos sobre nossas vidas. Ele utiliza uma abordagem narrativa para contar histórias pessoais sobre a vida na cidade, especialmente sua própria experiência. Cole também nos dá um vislumbre das opressões sociais que afetam a vida cotidiana dos habitantes, resultando em um retrato vivo e muitas vezes aterrador de Lagos.

O livro destaca as histórias singulares dos habitantes de Lagos, mas também aborda temas universais, como a luta pela liberdade, o poder da história e o papel da arte na transformação social. A narrativa de Cole é uma leitura fascinante que irá desafiá-lo a pensar profundamente sobre a forma como nos relacionamos com nossas cidades.

Cole nos dá uma visão única no mundo das cidades, e sua escrita tem a capacidade de nos conectar com as pessoas que as habitam. Se você é alguém que gosta de ler sobre cultura urbana e pessoas, então este é o livro para você. É um livro intenso, reflexivo e de leitura fácil. Recomendo vivamente que leiam "Cidade Aberta" de Teju Cole.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Cidade aberta sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.