
Cartas a um jovem poeta
Ninguém o pode aconselhar ou ajudar – ninguém, responde-lhe Rilke, na tradução de Paulo Rónai. Não há senão um caminho. Procure entrar em sim mesmo. Investigue o motivo que o manda escrever, examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos de sua alma, confesse a si mesmo: morreria se lhe fosse vedado escrever? Isto acima de tudo: pergunte a si mesmo na hora mais tranquila de sua noite: “Sou forçado a escrever?” Escave dentro de si uma resposta profunda. Se for afirmativa, se puder contestar aquela pergunta severa por um forte e simples sou, então construa sua vida de acordo com esta necessidade.
Três anos depois da morte de Rilke, Kappus decidiu publicar as cartas que recebera do poeta em um momento decisivo de sua vida, na certeza de que as lições que recebeu de Rilke poderiam ser úteis a outros jovens, vivendo os naturais conflitos da idade. Principalmente porque, de Rainer Maria Rilke, Franz Kappus não recebeu lições de como escrever, mas sim lições de vida.
Resenha:
Eu recomendaria o livro "Cartas a um jovem poeta" de Rainer Maria Rilke como uma obra essencial para qualquer pessoa interessada em poesia e literatura. Esta obra oferece uma perspectiva única e profundamente sincera sobre o processo de escrita e o talento da poesia em si. Rilke oferece uma abordagem não apenas prática, mas também filosófica para a arte da poesia, compartilhando seu próprio conhecimento como poeta experiente e a habilidade de motivar o jovem poeta a abraçar o desafio de escrever poesia em sua própria voz. O livro se destaca com uma riqueza de conselhos perspicazes sobre como lidar com questões teóricas como a disciplina e a edição, para ajudar a inspirar e alcançar maior profundidade na prática da arte da poesia. Além disso, Rilke também aborda questões filosóficas e espirituais amplas que se relacionam à escrita poética, fornecendo um insight único sobre o lugar da poesia na vida humana. Ao longo do livro, Rilke também compartilha seus próprios trabalhos como exemplo para o jovem poeta, proporcionando uma oportunidade única para o leitor desfrutar de sua poesia em letra grande. Este livro é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada na arte da poesia, e é uma leitura especialmente interessante para os jovens poetas que procuram aumentar sua compreensão da escrita poética.
Em suma, recomendo vivamente "Cartas a um jovem poeta" de Rainer Maria Rilke. Esta obra fornece um insight único na arte da poesia, conselhos profundos e práticos sobre como escrever poesia, além de reflexões filosóficas e espirituais amplas sobre o lugar da poesia na vida humana. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em poesia, e especialmente interessante para os jovens poetas que buscam desenvolver suas próprias habilidades de escrita poética.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Cartas a um jovem poeta sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.