Review: "CAPITALISMO, O HOMEM TOTALITÁRIO & A BANALIDADE DO MAL: Dialogando com Hannah Arendt (Coleção “Filósofos do Nosso Tempo” Livro 7)"

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Eu recomendo o livro "CAPITALISMO, O HOMEM TOTALITÁRIO & A BANALIDADE DO MAL: Dialogando com Hannah Arendt (Coleção “Filósofos do Nosso Tempo” Livro 7)" de "Cleberson Eduardo Da Costa". Este livro é muito interessante pois aborda temas importantes como o capitalismo, o homem totalitário e a banalidade do mal. O autor discute esses assuntos de forma abrangente e profunda, além de oferecer soluções plausíveis ao problema. Além disso, o autor também discute os conceitos de Hannah Arendt, um dos principais filósofos do nosso tempo, e como eles se aplicam ao nosso mundo contemporâneo. O livro também fornece exemplos das consequências desastrosas do capitalismo e como ele pode levar a desigualdade, opressão e sofrimento, além de como as pessoas podem lutar contra esse sistema. É importante que todos conheçam os ideias contidas neste livro para que possam entender o mundo em que vivem e tomar medidas para combater o capitalismo e criar um mundo melhor. Recomendo o livro para quem deseja entender o capitalismo, o homem totalitário e a banalidade do mal e as suas consequências para o mundo contemporâneo.

Este livro também oferece uma ótima análise do papel do Estado na preservação do capitalismo. Ele discute como o Estado pode incentivar a desigualdade e opressão ao apoiar o capitalismo. O autor também aborda os perigos do capitalismo para a liberdade e a democracia, e como esse sistema pode ser usado para subjugar as minorias e aqueles com menos poder. Além disso, o livro também discute como o capitalismo pode levar a enriquecimento e pobreza ao mesmo tempo e como um sistema econômico desigual pode criar condições em que as pessoas operam em seu próprio benefício, em detrimento de outros. O livro também discute formas de combater o capitalismo usando a luta pela igualdade, a justiça e a liberdade.

Eu recomendo fortemente o livro "CAPITALISMO, O HOMEM TOTALITÁRIO & A BANALIDADE DO MAL: Dialogando com Hannah Arendt (Coleção “Filósofos do Nosso Tempo” Livro 7)" de "Cleberson Eduardo Da Costa" para qualquer pessoa interessada em entender os problemas do capitalismo e como lutar contra esse sistema opressor. É um livro importante e útil para todos aqueles que querem lutar contra o capitalismo e construir um mundo melhor para todos.

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(a5, 153 páginas)Os homens de espírito totalitário (totalitário-econômico), ainda que diretamente sem governos com esse nome, muito antes dos ditos totalitarismos do século XX (nazismo, fascismo, etc.), na condição de liberais ou capitalistas selvagens:1-Já tinham colonizado, explorado as Américas, exterminado índios, comercializado e escravizado a dita mão de obra negra trazida da África; 2-Já tinham, por meio do imperialismo e do neocolonialismo, partilhado e explorado vários continentes, como o africano, o asiático etc.;3-Já tinham travado grandes guerras entre si, objetivando o acúmulo de capital, a concentração de riquezas e de poder político.
IIOu seja, a primeira e a segunda guerra mundiais (guerras entre países e/ou nações imperialistas) não ocorreram porque alguns homens (ou nações) tinham tornado-se totalitários (nazistas, fascistas, etc.) da noite para o dia; e sim porque, em sentido macro, os homens de espírito totalitário (totalitário-econômico), que são frutos da Europa antropocêntrica burguesa, atrelada esta aos princípios e valores de ascensão do capitalismo selvagem, independentemente de respectivos governos ou ideologias políticas com esse nome, tomados por nacionalismos, xenofobismos, individualismos, etc., acreditavam-se também, em grande medida: 1-Mais sábios; 2-Mais abençoados; 3-Mais belicamente poderosos, superiores e/ou melhores do que outros povos e/ou nações. Isto é:4-Porque eles eram socialmente incapazes, na linguagem crítica de Jurgen Habermas (1929), de praticarem ou exercerem a “ação” e/ou “razão comunicativa” como fundamento e/ou princípio para a realização de suas aspirações ou para a resolução dos seus conflitos e interesses.IIIHoje, por exemplo, século XXI, por vivermos em uma sociedade globalmente capitalizada, embora não se conheçam governos ou estados completamente totalitários, os valores e princípios do totalitarismo, atrelados aos do capitalismo selvagem, enquanto totalitarismo-econômico, sob a forma de uma espécie de governo invisível global, encontram-se sistematizados e institucionalizados em diferentes continentes e/ou nações – e sob diferentes aspectos, a saber: 1-Enquanto Indústria cultural e consequente obsolescência programada; 2-Enquanto máxima exploração (sistema de produção flexível: Toyotismo) e consequente e extrema exclusão socioeconômica da classe proletária do mundo do trabalho; 3-Enquanto controle dos meios de comunicação de massa, inclusive a internet, por meio de corporações transnacionais ou multinacionais;4-Enquanto padronização e/ou ditadura global de modos de ser e de agir (ética); de sentir e de criar (estética); de pensar (cognitiva), de consumir (econômica), etc.IVPode-se inclusive dizer que, hoje, alvorecer do século XXI – também enquanto totalitarismo-econômico – há uma espécie de globalização da Loucura do Espírito :1-Pense-se, por exemplo, sobre as reais causas ou motivos da guerra na Síria e tantas outras; 2-Pense-se sobre o modo como a Europa tratou (e trata) a população civil dessa mesma guerra refugiada (Síria), e que buscou (e busca) auxílio em seus territórios, assim como de tantas outras; 3-Pensem sobre as possíveis causas dos ataques terroristas que os EUA, a Europa e diversos outros países vêm sofrendo nas últimas décadas, muito antes daquele de “11 de setembro”; 4-Pensem sobre os valores e princípios fascistas e nazistas defendidos por Donald Trump, e que o levaram à presidência dos EUA; 5-Pensem sobre a globalização excludente, neoliberal, praticada pelo mundo do capital onde, segundo dados recentes da ONU, mais de 1,5 bilhão de pessoas, na condição de miseráveis, sobrevivem com menos de 1 ou 2 dólares ao dia, em diferentes continentes (africano, asiático, América do sul etc.) ou países, inclusive nos ditos ricos, como os EUA etc.

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