Capelães da FEB

A obra “Capelães da FEB” trata de maneira leve e agradável o tema da religiosidade nas Forças Armadas Brasileiras. Seu foco principal aborda o surgimento do Serviço de Assistência Religiosa (SAR) do Exército brasileiro e a atuação de seus capelães militares durante a Segunda Guerra Mundial. Com a entrada do Brasil no conflito, em 1942, e o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB) para o teatro de operações na Itália em 1944, ocorreu a criação do SAR. Esse Serviço se destacou pelo envio de vinte e seis sacerdotes católicos e dois pastores protestantes, chamados de capelães militares. O livro surgiu a partir da análise desse apoio religioso aos militares que comporiam a FEB. Com base na perspectiva comparada, observaram-se os procedimentos institucionais destinados à assistência religiosa dos militares que combatiam no front, procurando interpretar as tentativas de construção de um cotidiano religioso por parte dos militares nacionais em ambiente de combate. O autor ressalta o elevado preparo profissional dos capelães que foram selecionados pela FEB. Atendiam aos ofícios religiosos, assistiam à tropa em suas necessidades espirituais, ministravam sacramentos, ofereciam a absolvição e a bênção antes das refregas, levavam uma palavra de alento aos feridos e até mesmo ajudavam materialmente os pracinhas a escreverem cartas para suas famílias. Enfim, os capelães desempenharam um papel imprescindível junto aos nossos “pracinhas” na Segunda Guerra Mundial.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Capelães da FEB", da Biblioteca do Exército, para aqueles interessados em um relato aprofundado da vida dos soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial. O livro apresenta um olhar único sobre a experiência desses homens nas trincheiras, por meio do olhar dos capelães militares que os acompanharam.

O livro conta a história de como os capelães providenciaram serviços religiosos e assistência moral e espiritual para os soldados brasileiros, além de oferecer aos militares atividades educativas, esportivas e recreativas. O livro também aborda as operações militares da FEB na África, na Itália e no Extremo Oriente, esclarecendo a missão, as condições de vida e o trabalho dos soldados nas trincheiras.

Além disso, o livro relata como os capelães se esforçaram para restaurar a identidade dos soldados brasileiros em meio às dificuldades e tragédias da guerra. Como o autor destaca, os capelães foram "o único elo de ligação entre os soldados e a sua terra natal, permitindo que eles mantivessem contato com a sua cultura e religião, desempenhando um papel importante na preservação dos sentimentos patrióticos e nacionais".

No geral, o livro "Capelães da FEB" é um relato detalhado e impressionante sobre a experiência dos soldados brasileiros durante a Segunda Guerra Mundial, que oferece uma visão única para entender o que esses homens passaram. É uma leitura indispensável para quem deseja conhecer melhor a história do nosso país.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Capelães da FEB sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.