
Cabeça Bipolar
O processo criativo acelerado, porém, escondia um grande risco. “Cabeça Bipolar” levou o autor a um novo surto psicótico. A história foi reescrita por ela mesma durante sua criação e só foi concluída meses mais tarde. Proveniente de um fluxo irreprimível, no livro, a loucura foi intensamente lembrada e registrada. Boa parte da narrativa é ambientada na internet e oferece um panorama das relações afetivas na era digital. A trama é repleta de referências à cultura pop, cinema, videogames, música e literatura.
Longe de se pretender um livro egocêntrico maçante, o romance busca, a partir do relato pessoal, uma identificação direta com o leitor. Para construir esta relação de proximidade, “Cabeça Bipolar” contém passagens como: brincadeiras de rua; paixões platônicas e desilusões amorosas; dificuldades com mudanças de escolas; bullying no Ensino Médio; o drama do vestibular; as possibilidades da universidade; a descoberta do sexo; os primeiros porres; as aventuras profissionais; a perda de grandes amores, enfim. São experiências comuns a milhões de pessoas que, certamente, terão reconhecimento pelo narrador por se verem vivendo ou tendo vivido situações semelhantes. Mesmo tratando de temas sérios, como a perda de personalidade, loucura e suicídio, Tiago busca tratar assuntos tabus com naturalidade e sensibilidade, de forma responsável e consciente, a fim de oferecer uma visão singular do funcionamento de uma mente conturbada.
A versão física do livro, com uma tiragem reduzida, foi publicada de forma independente em 2016 e teve uma grande receptividade: esgotou em menos de uma semana. Nesta segunda edição, constam seis capítulos a mais que não estão na original impressa. Uma atualização necessária e merecida para apresentar a novos e antigos leitores os progressos na vida do escritor. O objetivo principal de “Cabeça Bipolar” é proporcionar uma visão sensível sobre como é conviver, desde muito cedo, com problemas como depressão, ansiedade, baixa autoestima e variações acentuadas de humor. Uma história cheia de romance, superação, recaídas, surpresas e um pouco de humor também: feita para entreter, mas, acima disso, desfazer estereótipos, preconceitos, estigmas e emocionar, provocando reflexões, empatia e afeto.
Resenha:
Eu recomendo o livro "Cabeça Bipolar" de Tiago Júlio Martins com entusiasmo. O livro conta a história de um jovem que luta contra a depressão e a ansiedade. O autor, Tiago Júlio Martins, conseguiu escrever sobre a doença mental de forma muito real, transmitindo as sensações e sentimentos do protagonista. O livro nos mostra que é possível vencer os problemas mentais, mesmo ao enfrentar grandes desafios. Além disso, o livro nos traz um olhar de esperança para a vida e nos mostra que, independentemente do que aconteça, ainda podemos encontrar a felicidade.
Outra coisa que gostei muito foi como o autor abordou o tema da depressão. Ele foi capaz de abordar a doença de forma honesta e levar o leitor a mergulhar nessa realidade. Este livro não só desafia nossos preconceitos, mas também nos permite repensar como lidamos com os problemas mentais. O livro nos leva a compreender que ninguém é imune aos problemas mentais, e que todos nós podemos nos apoiar mutuamente para lidar com essas questões.
Eu recomendo o livro "Cabeça Bipolar" de Tiago Júlio Martins como uma leitura interessante e necessária. É um livro que nos ajuda a entender melhor a doença mental, e nos ajuda a lidar com seus desafios. O livro também nos permite ter uma nova perspectiva sobre o assunto, e nos ajuda a encontrar esperança em meio às dificuldades. Recomendo esse livro a qualquer pessoa que tenha curiosidade para entender melhor as doenças mentais, e quem busca por motivação para superar os desafios da vida.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Cabeça Bipolar sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.