Brutus e o Melhor Gênero de Oradores

BRUTOS ou DOS ORADORES ILUSTRES Escrito durante um retiro forçado das atividades políticas, em 46 a. C., "Brutus" é um tratado de retórica exposto em forma de diálogo. Como dialogantes o próprio autor Cícero, que faz a exposição, e seus dois amigos Brutus e Ático, aos quais cabem a réplica e provocação de comentários. Apresenta-se um panorama da oratória e de seu papel entre os antigos gregos e romanos; expõe-se mais extensamente a eloquência em Roma, desde as origens, com Catão o Antigo. Um dos dialogantes, Bruto, a quem o livro é dedicado, apoia a tese ciceroniana de ser a mais difícil de todas a arte da palavra, por exigir qualidades naturais do corpo e mente, prática, educação literária, filosófica, jurídica e conhecimentos gerais. Tal percepção é a que perpassa pelas análises feitas sobre oradores romanos. Visto mais no aspecto histórico do assunto, "Brutus" traz não obstante ensinamentos para aperfeiçoamento do texto discursivo. A PERFEIÇÃO DA ORATÓRIA ou DO MELHOR GÊNERO DE ORADORES Da oratória e composição de textos Cícero passa para os antigos romandos a técnica sistematizada por Aristóteles, transmitindo-lhes pois o essencial do que foi estudado e desenvolvido para os gregos. Um acréscimo de contribuição pessoal ele consegue ao apresentar preceitos acerca da figura, cultura, postura e dicção do orador. E assim é que na curta obra "Do Melhor Gênero de Oradores" - escrita para prefácio de suas traduções, hoje perdidas, de discurso de Ésquines e de Demóstenes -, repetem-se pontos desenvolvidos em tratado anterior, o denominado "Orador", repetem-se em outra perspectiva, de maneira insistente, como para confirmar sobre a arte da palavra todo o estudo ao qual o grande orador constantemente se dedicou.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro "Brutus e o Melhor Gênero de Oradores" de Marco Túlio Cícero a todos aqueles que procuram obter um conhecimento mais profundo da oratória. O livro é uma ótima leitura para quem está interessado em discursos, pois contém conselhos práticos e informação importante sobre como construir um discurso eficaz. Ainda assim, não é uma leitura fácil para principiantes, pois às vezes é difícil seguir as explicações de Cícero. Porém, aqueles que conseguirem passar por essa dificuldade inicial, vão se maravilhar com os profundos conselhos do autor.

O livro aborda questões como a maneira como as palavras certas transmitem a mensagem da melhor forma possível, assim como as maneiras diferentes que o ouvinte pode reagir a cada discurso. Além disso, Cícero discute sobre o uso da retórica, dando exemplos de como ela pode ser usada para fortalecer um discurso. O livro também aborda o uso de argumentos, de como formular um discurso e de como se preparar para uma apresentação.

O livro é mais do que somente um estudo sobre a arte da oratória, pois também contém elementos de história e filosofia. Cícero fala sobre as pessoas com quem ele trabalhou ao longo dos anos e compartilha suas experiências de trabalho. Essas histórias são inestimáveis, pois nos ajudam a compreender o contexto em que o autor viveu e o contexto de seus conselhos.

Por fim, o livro de Cícero é uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em adquirir o conhecimento e as habilidades necessárias para se tornar um grande orador. É um livro repleto de conselhos, informação e histórias valiosas, que qualquer pessoa pode usar para melhorar sua oratória e se tornar um grande orador.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Brutus e o Melhor Gênero de Oradores sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.