Review: "Bom-senso e bom-gosto carta ao excelentissimo senhor Antonio Feliciano de Castilho"

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Eu recomendo o livro "Bom-senso e bom-gosto carta ao excelentíssimo senhor Antonio Feliciano de Castilho" de Antero Tarquínio de Quental a todos os leitores interessados nos ensinamentos do século XIX. Este importante trabalho foi publicado em 1862 e desde então tem sido uma referência para muitos estudiosos da época. Trata-se de uma carta escrita por Quental a um conhecido político e acadêmico português, Antonio Feliciano de Castilho, abordando os temas da moral, da ética, da política, da filosofia e da religião. Esta carta é uma oportunidade para o leitor refletir sobre questões importantes do século XIX, como a liberdade de expressão, o direito à educação, o nacionalismo e a democracia.

Quental escreve com profundidade e eloquência, e sua argumentação é lógica, bem estruturada e convincente. O seu raciocínio e análise são inteligentes e profundos, abordando os temas de maneira crítica e sensata. Ele defende um sistema político baseado na liberdade de escolha e responsabilidade individual, e também rejeita a tirania e a autoridade arbitrária. Além disso, Quental acredita na educação como meio para melhorar as condições de vida das pessoas, e por isso defende que a educação deveria ser acessível a todos.

Além de seu conteúdo instrutivo, o livro é escrito de uma forma fluida e convincente, com argumentos convincentes que seguram a atenção do leitor. A carta é uma excelente análise do pensamento do século XIX e um retrato do estilo intelectual de Quental. É um trabalho inteligente e sábio que todos os leitores interessados na história e na cultura do século XIX devem ler. É um livro que certamente vale a pena ler.

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Acabo de ler um escripto[1] de v. ex.© onde, a proposito de faltas de bom-senso e de bom-gosto, se falla com aspera censura da chamada eschola litteraria de Coimbra, e entre dois nomes illustres[2] se cita o meu, quasi desconhecido e sobre tudo desambicioso. Esta minha obscuridade faz com que a parte de censura que me cabe seja sobre maneira diminuta: em quanto que, por outro lado, a minha despreoccupaäào de fama litteraria, os meus habitos de espirito e o meu modo de vida, me tornam essa mesma pequena parte que me resta tào indifferente, que æ como que se a nada a reduzissemos. Estas circumstancias pareceriam sufficiente para me imporem um silencio, ou modesto ou desdenhoso. Nào o sào, todavia. Eu tenho para fallar dois fortes motivos. Um æ a liberdade absoluta que a minha posiäào independentissima de homem sem pretenäñes litterarias me dÞ para julgar desassombradamente, com justiäa, com frieza, com boa-fæ. Como nào pretendo logar algum, mesmo infimo, na brilhante phalange{4} das reputaäñes contemporaneas, æ por isso que, estando de fïra, posso como ninguem avaliar a figura, a destreza e o garbo ainda dos mais luzidos chefes do glorioso esquadrào. Posso tambem fallar livremente. E nào æ esta uma pequena superioridade neste tempo de conveniencias, de precauäñes, de reticencias…ou, digamos a cousa pelo seu nome, de hypocrisia e falsidade. Livre das vaidades, das ambiäñes, das miserias d’uma posiäào, que nào pretendo, posso fallar nas miserias, nas ambiäñes, nas vaidades d’esse mundo tào extranho para mim, atravessando por meio d’ellas e sahindo puro, limpo e innocente. A este primeiro motivo, que æ um direito, uma faculdade sï, accresce um outro, e mais grave e mais obrigatorio, porque æ um dever, uma necessidade moral. Ç esta foräa desconhecida que nos leva muitas vezes, ainda contra a vontade, ainda contra o gosto, ainda contra o interesse, a erguer a voz pelo que julgamos a verdade, a erguer a mào pelo que acreditamos a justiäa. Ç ella que me manda fallar. Nào que a justiäa e a verdade se offendessem com v. ex.© ou com as suas apreciaäñes. Verdade e justiäa estào tào altas, que nào tçm olhos com que vejam as pequenas cousas e os pequenos homens das infimas questiunculas litterarias d’um ignorado canto de terra, a que ainda se chama Portugal

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