Bichos
Uma nova edição pelos 75 anos de uma obra que tem acompanhado muitas gerações de leitores.Incluído no Plano Nacional de Leitura, Bichos é um dos mais lidos e famosos livros de Miguel Torga. A respeito desta obra dirigia-se ao leitor com as seguintes palavras:Â «São horas de te receber no portaló da minha pequena Arca de Noé. Tens sido de uma constância tão espontânea e tão pura a visitá-la, que é preciso que me liberte do medo de parecer ufano da obra, e venha delicadamente cumprimentar-te uma vez ao menos. Não se pagam gentilezas com descortesias, e eu sou instintivamente grato e correcto.Este livro teve a boa fortuna de te agradar, e isso encheu-me sempre de júbilo. […]És, pois, dono como eu deste livro, e, ao cumprimentar-te à entrada dele, nem pretendo sugerir-te que o leias com a luz da imaginação acesa, nem atrair o teu olhar para a penumbra da sua simbologia. Isso não é comigo, porque nenhuma árvore explica os seus frutos, embora goste que lhos comam. Saúdo-te apenas nesta alegria natural, contente por ter construído uma barcaça onde a nossa condição se encontrou, e onde poderemos um dia, se quiseres, atravessar juntos o Letes […].»Miguel Torga, pseudónimo literário de Adolfo Correia Rocha, nasceu em São Martinho de Anta, Trás-os-Montes, a 12 de Agosto de 1907, e faleceu em Coimbra, a 17 de Janeiro de 1995.Formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, colaborou na revista Presença, e dirigiu as revistas Sinal e Manifesto. Em 1976 foi distinguido com o Grande Prémio Internacional de Poesia das Bienais Internacionais de Knokke-Heist, em 1980 com o Prémio Morgado de Mateus, em 1981 com o Prémio Montaigne (Alemanha), em 1989 com o Prémio Camões e em 1992 com os prémios Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores e Figura do Ano da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira, bem como o Prémio Écureuil de Literatura Estrangeira (Bordéus).Considerado um dos mais importantes autores portugueses contemporâneos, Miguel Torga foi durante muitos anos o editor dos seus próprios livros.
Resenha:
O livro "Bichos" de Miguel Torga é uma obra maravilhosa e singular que merece ser lida, pois oferece aos leitores a experiência única de mergulhar nos mundos criados pelo autor. Escrito com maestria, a linguagem e a profundidade de Porga nos fazem pensar e questionar o mundo. Estas são as principais razões pelas quais recomendo este livro.
Seu conteúdo abrange diversos tópicos, desde temas políticos a questões éticas, históricas e culturais. As personagens e as narrativas se harmonizam para criar um universo poético e dinâmico, repleto de emoções. Torga consegue capturar ou evocar sentimentos de forma magistral, ao mesmo tempo que nos obriga a refletir sobre questões profundas, complexas e importantes.
O livro trata também de questões relacionadas às relações humanas, na qual os personagens têm que enfrentar as adversidades da vida. O leitor descobre que essas figuras têm desejos, medos, sonhos e conflitos que devem ser enfrentados e, em alguns casos, superados para chegar à felicidade.
Além de oferecer uma rica narrativa, "Bichos" também nos oferece a oportunidade de olhar para dentro de nós mesmos e entender melhor nossos sentimentos. Ao mesmo tempo, podemos descobrir como a vida é verdadeiramente e como devemos encarar as dificuldades.
Por fim, recomendo este livro a todos os tipos de leitores, pois se trata de uma obra fascinante e profunda. O conteúdo de "Bichos" oferece aos leitores inúmeras reflexões e pode ajudar a compreender melhor o mundo ao nosso redor.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Bichos sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.