As meninas

Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta de maneiras bem diversas. A burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. A drogada Ana Clara, linda como uma modelo, divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia, por fim, milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso.As meninas colhe essas três criaturas em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas. Transitando com notável desenvoltura da primeira pessoa narrativa para a terceira, assumindo ora o ponto de vista de uma ora de outra das protagonistas, Lygia Fagundes Telles constrói um romance pulsante e polifônico, que capta como poucos o espírito daquela época conturbada e de vertiginosas transformações, sobretudo comportamentais. Obra de grande coragem na época de seu lançamento (1973), por descrever uma sessão de tortura numa época em que o assunto era rigorosamente proibido, As meninas acabou por se tornar, ao longo do tempo, um dos livros mais aplaudidos pela crítica e também um dos mais populares entre os leitores da autora.Leitura obrigatória do vestibular da UFRGS.

Resenha:

Recomendo vivamente o livro "As Meninas" de Lygia Fagundes Telles. Nesta obra, a autora cria um retrato poético e comovente da amizade entre três meninas, Lúcia, Fátima e Marta. O livro traz à tona a sutileza das relações e a complexidade dos sentimentos no universo infantil, como a solidão, o amor, a dor e a alegria.

Lygia Fagundes Telles constrói uma narrativa delicada e arrebatadora, usando a linguagem do imaginário infantil para abordar temas universais como a inocência, as diferenças entre as classes sociais, a amizade entre as crianças e a dificuldade de lidar com as mudanças da vida.

As personagens são descritas com profundidade e um carinho ímpar, nos dando a sensação de que estamos realmente nos relacionando com elas. Seu estilo de narrativa nos envolve de tal maneira que se torna difícil parar de ler. Com descrições ricas em detalhes, o leitor é transportado para o mundo das meninas e se sente parte de suas aventuras.

Ao longo dos capítulos, a autora nos proporciona uma viagem emocionante, nos permitindo refletir sobre o que é o amor, a amizade e a vida. Esta obra é, sem dúvida, uma maravilhosa leitura para todas as idades. A história, contada com ternura e poesia, nos mostra que todos nós temos a chance de construir algo melhor.

Ficaríamos muito felizes se você se juntasse a nós nesta aventura e desse uma chance a "As Meninas". Você não se arrependerá.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro As meninas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.