
As divinas gerações
As civilizações tecnológicas erguem-se e aniquilam-se em ritmo tão acelerado que o fastio imaginado dos imortais é agora real e é o nosso. A única coisa que o Brabo de 1980 consideraria mais improvável do que ver a ascensão do computador pessoal seria ver um dia o seu declínio.»
Do texto “A espada circular”, em As divinas gerações
Em que sentido a igreja “não representa” a posição da Bíblia a respeito do sexo? Por quais omissões nos julgarão os habitantes do futuro? Em qual auditório foram vistos juntos Jesus e Platão? Até que ponto o senso de justiça de cada época determina a imagem que fazemos da eternidade? O que o PT e o capitalismo têm em comum? Quem pode dizer de que lado da Singularidade estamos habitando?
É da natureza humana conceber a eternidade como sendo povoada com as coisas que acreditamos ser de verdadeira importância nesta vida. “As divinas gerações” pondera uma pergunta que são várias: porque algumas pessoas consideram de menor importância aquilo que outras acreditam ser essencial? O meio ambiente, a generosidade, a pureza religiosa, a história, a inteireza sexual, o amor – aquilo que consideramos digno de preservar na eternidade fala de nós tudo que não conseguimos esconder.
E se as palavras do meio forem mais importantes do que a palavra final? E se o amor for o único poder deste mundo que não tem como cair em mãos erradas?
As divinas gerações é uma seleção dos textos arquivados no site do autor – baciadasalmas.com – entre 2009 e 2012. Uma primeira compilação, A Bacia das Almas (Ed. Mundo Cristão, 2009), ganhou o prêmio Areté 2010 nas categorias Livro do Ano e Melhor livro de contos/crônicas.
Resenha:
Eu recomendo fortemente o livro "As Divinas Gerações" de Paulo Brabo. É um livro que captura os sentimentos e as emoções de uma família durante algumas décadas, desde os primeiros dias da independência de Angola até aos dias de hoje. O livro retrata com muita clareza as lutas de uma família para sobreviver num mundo instável e tumultuoso, enquanto se esforçam por preservar os seus valores e princípios. É uma trama bem construída, com personagens interessantes, diálogos ricos, descrições detalhadas e muitos momentos emocionantes.
O autor Paulo Brabo foi capaz de retratar de maneira magistral como o cenário político afeta as vidas das pessoas e como elas reagem às mudanças. O seu estilo de escrita é fluente e facilmente compreensível, e as suas descrições são incrivelmente precisas. A sua narrativa flui suavemente entre os diferentes pontos de vista dos personagens, de forma a dar uma visão abrangente e realista da vida das personagens.
O livro também destaca os desafios que muitos dos personagens enfrentam. Todos eles lutam com força para sobreviver e preservar as suas culturas e tradições, mas isso não é tão simples como parece. Numa sociedade em constante mudança, o passado acaba por ser esquecido, mas os personagens do livro lembram-nos que o passado continua a influenciar o presente. O autor consegue criar uma narrativa que nos ajuda a compreender como isso acontece.
Em suma, o livro "As Divinas Gerações" de Paulo Brabo é uma leitura obrigatória. As descrições profundas e realistas do cenário político e os retratos dos personagens são extremamente fascinantes. É um livro que nos ajuda a compreender melhor como as mudanças políticas afetam as vidas das pessoas. É uma leitura que eu recomendo vivamente a todos aqueles que procuram uma leitura enriquecedora e emocionalmente intensa.
Leia uma amostra grátis do livro
Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro As divinas gerações sem pagar nada!
Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.
Recomendação de leituras do mesmo autor
Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.