Review: "As distâncias do cinema"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Este livro de Jacques Rancière, "As distâncias do cinema", é uma recomendação imperdível para aqueles que desejam se aprofundar nos estudos da história do cinema. A obra oferece uma análise rigorosa e comprometida da história do cinema mundial, desde o início do século XX até a modernidade, ressaltando a importância do cinema na cultura e na construção de um mundo melhor. Rancière nos conduz por uma viagem histórica, nos apresentando os principais diretores e autores que moldaram e deram vida ao cinema, bem como as principais obras que trouxeram significado às imagens. Ao longo da obra, Rancière compara os trabalhos de cada autor, seus estilos e influências, fornecendo ao leitor uma visão ampla e profunda do que ainda hoje é considerado como um dos mais importantes meios de comunicação. Além disso, o livro aborda também a questão das teorias cinematográficas, mostrando seu papel na interpretação dos filmes e na abordagem das questões socioculturais que o rodeiam. Adicionalmente, Rancière examina as questões que envolvem a produção e exibição de filmes, assim como seus impactos na vida das pessoas, e os principais efeitos que o cinema teve na sociedade. Por fim, "As distâncias do cinema" é uma obra extremamente rica e instigante, repleta de informação, reflexão e compreensão. Esta é uma leitura obrigatória para todos aqueles que desejam entender melhor a história do cinema, seus desdobramentos e seu impacto na cultura e na sociedade.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro As distâncias do cinema sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Jacques Rancière não se considera um filósofo do cinema, um teórico do cinema ou um crítico de cinema. Antes, vê-se como um amador, para quem o cinema, sendo um campo múltiplo e heterogêneo, só pode se constituir na encruzilhada entre experiências, afetos e saberes, entre arte, trabalho e coletividade. Ser um amador, e defender essa posição como política, significa então afirmar que o cinema é “um sistema de distâncias irredutíveis entre coisas que têm o mesmo nome sem serem membros de um mesmo corpo”.
Notável pensador da política, da imagem, da literatura e das artes, neste livro os encontros de Rancière com o cinema se dão por meio de três distâncias: a distância entre cinema e teoria, entre cinema e arte e entre cinema e política. Mas se engana quem supõe que o encontro em questão visa a suprimir essas distâncias. Para Rancière, a distância, ou a separação, é a condição mesma de toda relação. Sendo o cinema, em sua heterogeneidade, um “espaço comum de pensamento”, trata-se então de novas mensurações, de ora reduzir, ora repor as distâncias, isto é, de aproximar o que estava distante ou de se distanciar do excessivamente próximo.
Ao afirmar que o cinema só existe como uma “fronteira instável que, para existir, precisa ser sempre atravessada”, Rancière dedica-se a uma análise que transita pelo interior de diferentes experiências cinematográficas sem submetê-las a enquadramentos conceituais preexistentes. Nessas passagens e tensões, nessas aproximações e distanciamentos entre cineastas tão diversos como Hitchcock, Vertov, Bresson, Minnelli, Rossellini, Straub e Pedro Costa, está a afirmação de que o cinema só é arte contanto que seja mundo: mundo compartilhado para além da realidade material de suas projeções e habitado por formas de vida que são políticas quando são também capazes de estar à altura do que vivem.
Ilana Feldman
Jacques Rancière é um dos filósofos mais respeitados da atualidade. Professor emérito da Universidade Paris VIII (St. Denis), dedicou-se a pesquisas sobre as classes operárias francesas e lutas políticas marginalizadas da história oficial. Atualmente tem explorado as relações entre estética e política, com ênfase nas artes visuais, em livros como “Le Destin des images” (publicado pela Contraponto), “La Partage du sensible”, “Le Spectateur emancipe” e “Aisthesis. Scènes du régime esthétique de l´art”.
“Para mim, escrever sobre cinema é assumir ao mesmo tempo duas posições contraditórias. A primeira é que não há nenhum conceito que reúna todos esses cinemas, nenhuma teoria que unifique todos os problemas que eles suscitam. […] Já a outra posição diz, ao inverso, […] que o pensamento do cinema é o que circula nesse espaço, pensa no meio dessas distâncias e se esforça para determinar este ou aquele vínculo entre dois cinemas ou dois ?problemas de cinema´. Esta é a posição do amador. […] A política do amador afirma que o cinema pertence a todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, viajaram dentro do sistema de distâncias que seu nome permite e que cada um pode traçar […], pois uma arte nunca é apenas uma arte; sempre é, ao mesmo tempo, uma proposta de mundo.”
Jacques Rancière

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro As distâncias do cinema.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre As distâncias do cinema.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “As distâncias do cinema” comprar
  • livro “As distâncias do cinema” gratis
  • livro “As distâncias do cinema” ler online
  • livro “As distâncias do cinema” download
  • livro “As distâncias do cinema” preço
  • livro “As distâncias do cinema” baixar
  • livro “As distâncias do cinema” pdf
  • livro “As distâncias do cinema” sinopse
  • livro “As distâncias do cinema” resenha
  • livro “As distâncias do cinema” baixar pdf
  • livro “As distâncias do cinema” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Jacques Rancière e outros títulos similares à As distâncias do cinema