Review: "Arte popular e nação no estado novo: Política folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional"

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Eu recomendo o livro "Arte Popular e Nação no Estado Novo: Política Folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional", de Vera Marques Alves. Com esta obra, a autora consegue trazer à tona as complexidades das políticas folclóricas do Estado Novo brasileiro, durante a década de 1930, através de uma análise minuciosa e de uma extensa pesquisa de fontes primárias.

O livro se inicia com um panorama geral da cultura popular brasileira na época, destacando a importância que ela desempenhava e como ela foi manipulada pelo governo. Alves também foca na relação entre a arte popular e a modernização do país, bem como nas ramificações desta relação.

Em seguida, a autora aprofunda a análise, discutindo a forma como a propaganda estatal foi usada para promover a folclorização do brasileiro, a fim de legitimar os objetivos e as políticas do Estado Novo. Vale destacar que, ao longo do livro, ela apresenta diversos argumentos, que se baseiam em fontes primárias, para sustentar suas teses.

O texto é extremamente importante para aqueles que estudam a cultura popular brasileira e para aqueles que buscam entender o contexto político de um País durante a década de 1930. Além disso, o trabalho de Alves é um exemplo de como se fazer uma pesquisa profunda e minuciosa, permitindo assim ao leitor desenvolver suas próprias ideias e análises.

Em suma, recomendo o livro "Arte Popular e Nação no Estado Novo: Política Folclorista do Secretariado da Propaganda Nacional", de Vera Marques Alves, para aqueles interessados em uma análise detalhada das políticas do Estado Novo e de suas ramificações na cultura popular brasileira durante a década de 1930.

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A generalidade da investigação tem olhado para o conjunto das práticas e dos discursos etnográficos promovidos pelo Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) entre 1933 e 1950 como um epifenómeno da ideologia conservadora e ruralista, dominante no pensamento de Salazar. Este livro mostra-nos como tais análises deixam de fora aspectos decisivos da intervenção folclorista do SPN/SNI. A partir das teorias desenvolvidas pela antropologia e outras ciências sociais em torno dos usos nacionalistas da cultura popular, Vera Marques Alves relaciona os contornos de tal política com os caminhos que a etnografia portuguesa vinha seguindo nas décadas anteriores à institucionalização do Estado Novo, ao mesmo tempo que revela que o seu desenho deve muito ao próprio trajecto modernista e cosmopolita do primeiro director do SPN, António Ferro. A autora defende, ainda, que é impossível explicar a campanha etnográfica do SPN, sem dar atenção ao contexto internacional de circulação de ideias em que as mesmas se enquadram. De resto, este livro torna bem patente a insistência de Ferro na exibição da «arte rústica portuguesa» em palcos internacionais, revelando assim que as iniciativas folcloristas desenvolvidas por este organismo não podem ser compreendidas sem considerarmos a sua configuração enquanto instrumento de reafirmação simbólica das fronteiras da nação, num período em que os processos de utilização identitária do folclore e da cultura popular são comuns

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