Arte Moderna e Alteridade: Vol I. O Oriente

A partir de fins do século XIX, e por todo o século XX, a Arte Moderna começou a trilhar no Ocidente caminhos revolucionários e extremamente inovadores, rompendo com padrões que já vigoravam há séculos na História da Arte Ocidental. Apenas para citar o caso das Artes Visuais, pintores os mais diversos - como Claude Monet, Vincent Van Gogh, Henri Matisse, Pablo Picasso e tantos outros - ofereceriam ao mundo um novo universo de cores, formas e temas, ao mesmo tempo em que afrontavam radicalmente os padrões de perspectiva e maneiras de combinar as cores que já vinham sendo costumeiramente utilizados pelos diversos artistas da Europa e da América. Uma das maiores fontes para esta radical revolução artística que então se operava no Ocidente, contudo, vinha precisamente de fora - de povos orientais, africanos, oceânicos, dos nativos americanos, ou mesmo de sociedades antigas como a Civilização Bizantina e a Civilização Egípcia. Das Artes Visuais à Música e ao Cinema, os artistas ocidentais puderam conquistar um intenso grau de inovação para sua arte precisamente porque aprenderam com a Alteridade, com o que tinham a lhes ensinar os povos não-ocidentais. Neste volume, o primeiro da série, examinaremos mais especificamente as Alteridades Orientais.Leia mais

Resenha:

Eu recomendo o livro "Arte Moderna e Alteridade: Vol I. O Oriente" de José D'Assunção Barros. O livro é uma aventura intelectual fascinante, que explora a complexa relação entre culturas e épocas diferentes para analisar a forma como a arte moderna é produzida e usada. O autor não apenas oferece um olhar profundo sobre as origens da arte moderna, mas também sobre as influências culturais e históricas que contribuíram para a sua formação. Ele aborda questões como a colonização, o poder, a questão racial, a identidade cultural e a globalização, tornando o livro um leitura interessante para qualquer pessoa interessada no tema. Além disso, José D'Assunção Barros também oferece uma contribuição importante para o debate sobre o conceito de alteridade, o que torna o livro ainda mais interessante. Ele mostra como as formas de arte moderna são influenciadas por ideias e práticas de outros lugares, gêneros, épocas e culturas, e como as diferentes culturas interagem entre si. Há também um foco na forma como os artistas abordam a questão da alteridade. Em suma, "Arte Moderna e Alteridade: Vol I. O Oriente" é uma obra fascinante, que abre novos horizontes para aqueles que desejam explorar os fundamentos da arte moderna e a questão da alteridade. Os temas abordados são importantes e o livro é escrito de forma acessível e direta, tornando-o uma leitura obrigatória e muito recomendada.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Arte Moderna e Alteridade: Vol I. O Oriente sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.