ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO: corpos plurais

Nesse ano de 2022, o grupo de pesquisa interinstitucional "Arte e Estética na Educação" (FURB-UFPel), ao completar cinco anos de fundação, dedica-se ao lançamento de mais um livro. O quarto da coleção que leva o nome do próprio grupo de pesquisa e que se dedica a uma temática em especial, os corpos plurais. O livro é dividido em três partes. A primeira chamada de CORPOS PLURAIS E DIVERSOS: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS no qual os textos buscam reflexões e discursos que trazem a luz a singularidade e a pluralidade dos corpos que experienciam sua forma complexa de viver e tornam visíveis esses saberes dos corpos, pois existem muitas formas de viver e de ser. A segunda parte foi nomeada de TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO E ARTE. O conjunto de textos aponta para discursos da arte, do ativismo e da educação, que nos fazem mover contra os discursos hegemônicos. A terceira parte apresenta uma entrevista com Jessé da Cruz. Esse livro é, portanto, um convite ao fortalecimento deste constructo epistêmico de forma robusta e um convite por meio da arte e educação à construção de uma nova sociedade que consiga romper as estruturas rígidas colonizadoras.Leia mais

Resenha:

Este livro, Arte e Estética na Educação: Corpos Plurais, de Marco Aurelio da Cruz Souza, é uma recomendação para aqueles que buscam compreender a importância da arte e da estética na educação. O autor traz uma abordagem inovadora sobre o tema, mostrando como a arte é capaz de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, além de promover experiências de aprendizagem significativas e criativas.

O livro aborda o impacto que a arte e a estética têm sobre o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos. Ele também discute como a educação artística pode ser usada para desenvolver habilidades sociais e melhorar o aprendizado transferível. Além disso, ele fornece recomendações práticas para professores e alunos sobre como usar a arte e a estética para criar ambientes educacionais mais enriquecedores.

Por meio das suas discussões, o autor também oferece uma perspectiva sobre como a arte pode ajudar a desenvolver a diversidade de identidades e experiências dos estudantes. Ele argumenta que a arte e a estética são fundamentais para o processo de aprendizagem e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo. Ele destaca a importância de se abordar a diversidade de corpos, gêneros, etnias, religiões e outras identidades na sala de aula.

O livro de Marco Aurelio da Cruz Souza é uma leitura obrigatória para profissionais da educação que desejam desenvolver abordagens mais inovadoras e inclusivas para a educação artística. É também uma ótima fonte de orientação para aqueles que estão interessados em entender melhor como a arte pode contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO: corpos plurais sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.