Review: "Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo fortemente o livro "Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?" de Thiago Pinheiro de Azevedo. É uma obra prima que aborda um tema importante e relevante para o debate atual sobre direitos trabalhistas. O livro tem uma abordagem interessante, ao analisar tanto os avanços e retrocessos que ocorrem com a anulação dos instrumentos coletivos de trabalho. Ele explica o contexto histórico, a legislação vigente e a prática jurisprudencial, dando assim ao leitor uma visão holística do tema. Como o autor detalha cada assunto, o livro também se torna útil para aqueles que estão interessados em aprender mais sobre direitos trabalhistas e os seus instrumentos. Além disso, as conclusões e recomendações de Pinheiro de Azevedo são extremamente úteis para aqueles que estão trabalhando para proteger os direitos dos trabalhadores no Brasil. Por fim, acredito que o livro é um ótimo guia para aqueles que querem entender melhor o tema e tem o interesse em lutar pela justiça trabalhista. Recomendo-o a todos.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso? sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Os instrumentos coletivos concretizam o princípio da autonomia da vontade e da liberdade sindical. Após homologados, transformam-se em fontes autônomas do Direito do Trabalho, buscando atender às especificidades das partes envolvidas na negociação, objetivando contribuir tanto para melhores condições de trabalho quanto para o desenvolvimento da atividade econômica. Assim sendo, os instrumentos coletivos devem ser um dos meios para o progresso social e para garantir a dignidade da classe trabalhadora. Entretanto, em muitas negociações entre sindicatos patronais e laborais ou entre sindicatos e empresas – partes envolvidas no processo – são confeccionadas cláusulas de instrumentos coletivos que evidenciam retrocesso social nas relações de trabalho, indo de encontro à estrutura lógico-formal e lógico-material dos objetivos e fundamentos constitucionais de democracia, dignidade humana e justiça social. O Ministério Público do Trabalho, como garantidor das diretrizes constitucionais e dos princípios democráticos, vem atuando como guardião dos direitos socialmente conquistados pelo trabalhador, utilizando-se de Ação Anulatória, atuando na limitação do poder negocial dos sindicatos para efetivar os anseios democráticos previstos na Constituição Federal. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar, na jurisprudência do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, em que medida as cláusulas de instrumentos coletivos, expurgadas por ações anulatórias, propostas pelo Ministério Público do Trabalho, violaram direitos fundamentais sociais conquistados, utilizando o método indutivo e a observação e análise na pesquisa concreta dos julgados. Foram analisados diversos julgados do Ceará, em sua maioria, e de outros tribunais, no período compreendido entre 2007 e 2018, citando e comentando diversos tipos de violações a direitos conquistados que ocorreram nos instrumentos coletivos negociados antes da Reforma Trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467/2017), relacionando o direito lesado com a estrutura do ordenamento em seus aspectos principiológicos e valorativos. Os resultados apontam que o retrocesso das condições de trabalho ocorre, paradoxalmente, por responsabilidade do sindicato laboral, pela falta de organização, resistência e distanciamento de interesses coletivos. Alerta-se, ainda, que tal prática danosa tende a agravar-se, principalmente, com o advento da Reforma Trabalhista, que introduziu diversas alterações no art. 611-A, da Consolidação das Leis Trabalhistas, permitindo que os instrumentos coletivos prevaleçam sobre a lei em algumas situações, somados, ademais, à inserção do princípio da intervenção mínima, que tenta restringir o leque de possibilidades de ações anulatórias.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” comprar
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” gratis
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” ler online
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” download
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” preço
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” baixar
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” pdf
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” sinopse
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” resenha
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” baixar pdf
  • livro “Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Direito e outros títulos similares à Anulação dos instrumentos coletivos de trabalho: análise de processos: avanço ou retrocesso?