Antes de nascer o mundo

Jesusalém, ermo encravado na savana, em Moçambique, abriga cinco almas apartadas das gentes e cidades do mundo. Ali, ensaiam um arremedo de vida: Silvestre e seus dois filhos, Mwanito e Ntunzi, mais o Tio Aproximado e o serviçal Zacaria. O passado para eles é pura negação recortada em torno da figura da mãe morta em circunstâncias misteriosas. E o futuro se afigura inexistente. Silvestre afiança aos filhos e ao criado que o mundo acabou e que a mulher – qualquer mulher – é a desgraça dos homens. Mas um belo dia os donos do mundo voltarão para reivindicar a terra de Jesusalém. E não só isso: uma bela mulher também virá para agitar a inércia dos dias solitários daqueles homens. Mia Couto é um dos maiores expoentes da literatura africana de expressão portuguesa. Moçambicano e amante confesso da escrita inventiva do brasileiro Guimarães Rosa, ele é um artista investido do poder mágico e poético das palavras. Mas é da alma do povo de seu país, bela, trágica, alegre, sofrida, enigmática, que este poeta da prosa extrai seu ouro universal. Em Portugal, Moçambique e Angola o livro recebeu o título de Jesusalém.

Resenha:

Eu recomendo o livro "Antes de nascer o mundo", de Mia Couto, para quem procura uma obra poética, cheia de magia e beleza, que lhe traz a sensação de conhecer o mundo e as experiências que é possível viver nele. O livro narra a história de uma menina, que ao descobrir o significado da morte, decide viver a cada dia com a maior intensidade possível, para que não se torne esquecida. O livro é uma narrativa repleta de imagens vívidas, que nos conduz para as profundezas da alma humana. Através de seus personagens e de sua prosa poética, Mia Couto nos dá uma visão profunda sobre as questões existenciais relacionadas com a vida e a morte, nos mostrando a importância de viver intensamente.

Os leitores poderão se ver refletidos na história, pois os personagens de Mia Couto evidenciam o conflito entre o desejo de seguir em frente com as responsabilidades dos adultos, e o desejo de preservar a inocência e a magia da infância. Além disso, o livro também aborda outros temas como a culpa, o perdão, o medo e a esperança.

O livro é muito interessante e emocionante, e a escrita de Mia Couto encanta os leitores com sua poética e profundidade. O livro é, sem dúvida, uma obra-prima. Eu recomendo "Antes de nascer o mundo" para quem procura uma obra literária envolvente, que transmite uma profunda mensagem de esperança e de amor.

Mia Couto nos mostra com sucesso que a morte não é, necessariamente, o fim de tudo, mas sim o início de uma nova vida, e que é possível encontrar alegria mesmo nos lugares mais sombrios. É uma obra que todos deveriam ler, pois certamente ajudará os leitores a olharem para o mundo de um novo ângulo.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Antes de nascer o mundo sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.