Angola Janga

Angola Janga, "pequena Angola" ou, como dizem os livros de história, Palmares. Por mais de cem anos, foi como um reino africano dentro da América do Sul. E, apesar do nome, não tão pequeno: Macaco, a capital de Angola Janga, tinha população equivalente às das maiores cidades brasileiras da época.Formada no fim do século XVI, em Pernambuco, a partir dos mocambos criados por fugitivos da escravidão, Angola Janga cresceu, organizou-se e resistiu aos ataques dos militares holandeses e das forças coloniais portuguesas. Tornou-se o grande alvo do ódio dos colonizadores e um símbolo de liberdade para os escravizados. Seu maior líder, Zumbi, virou lenda e inspirou a criação do Dia da Consciência Negra.Durante onze anos, Marcelo D'Salete, autor de Encruzilhada e do sucesso internacional Cumbe, pesquisou e preparou-se para contar a história dessa rebelião que tornou-se nação, referência maior da luta contra a opressão e o racismo no Brasil. O resultado é Angola Janga – Uma história de Palmares, um épico com batalhas sangrentas, mas que demonstra a delicada flexibilidade da resistência às derrotas.Um grandioso romance histórico em quadrinhos que fala de Zumbi e de vários outros personagens complexos, como Ganga Zumba, Domingos Jorge Velho, Ganga Zona e diversos homens e mulheres que compõe o retrato de um momento definidor do Brasil.Cumbe, trabalho anterior de D'Salete, acaba de ser publicado nos Estados Unidos pela Fantagraphics, mais importante editora de quadrinhos autorais no país. O livro foi lançado também em Portugal, Áustria, Alemanha, França, Itália. Concorre ao prêmio Rudolph Dirks, o mais importante no mercado de quadrinhos alemães.Leia mais

Resenha:

Angola Janga é um livro de quadrinhos, escrito e ilustrado por Marcelo D'Salete, sobre a história de Palmares, um quilombo brasileiro que durou de 1678 a 1694. É um livro épico, emocionalmente carregado e que também aborda temas como liberdade, resistência, racismo e colonização. É uma história necessária, sobre a luta dos negros escravizados para se libertar e criar uma sociedade livre, livre do opressivo sistema colonial brasileiro.

A narrativa de Angola Janga é envolvente e emocionante, contando a história de Palmares e seus líderes. Os detalhes únicos das ilustrações de D'Salete são de tirar o fôlego, e as páginas preto e branco ajudam a criar um ambiente sombrio e intenso. O autor consegue retratar a violência da vida escrava com muita destreza e força. O livro é um testemunho do poder da resistência e da força da união, dos negros escravizados, que lutaram pela liberdade mesmo diante de condições difíceis.

Angola Janga é um livro excelente e, sem dúvida, vale a pena ler. É uma narrativa importante sobre a resistência dos negros escravizados e a luta pela liberdade. É um livro emocionante, com personagens poderosos e cenas que prendem a atenção. É um livro que todos deveriam ler para entender melhor a história do Brasil e as lutas dos negros escravizados. Eu recomendo fortemente Angola Janga, um livro que todos deveriam ler.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Angola Janga sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.