Review: "Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendo o livro "Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica" de Renan Reis Fonseca, aos leitores interessados em como o amor é representado em quadrinhos. O livro oferece uma visão profunda e abrangente do tema, que é explorado a partir de uma variedade de perspectivas teóricas e estéticas.

Fonseca começa sua análise tendo como referência a leitura da obra de três autores-chave: Simone de Beauvoir, Michel Foucault e Judith Butler. Dessa forma, ele consegue estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática dos quadrinhos, ao mesmo tempo em que adiciona novos elementos ao debate.

Através de sua abordagem, o autor consegue desenvolver uma narrativa em diversas áreas, que vão desde o pensamento feminista, passando pelo estudo da sexualidade e pela análise sociocultural. Assim, o leitor pode desfrutar de cenas lúdicas, cômicas e dramáticas que iluminam de maneira única a temática de amor e gênero.

Além disso, o livro contém uma seção interessante sobre como os quadrinhos discutem e extrapolam as fronteiras entre a ficção e a realidade. Fonseca examina a maneira como a narrativa de quadrinhos de romance pode influenciar a vida real, e vice-versa.

Em suma, "Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica" é uma leitura obrigatória para aqueles interessados em como o amor é representado em quadrinhos. Fonseca consegue explorar o tema de maneira profunda e abrangente, através de uma variedade de perspectivas teóricas e estéticas. É um livro de leitura obrigatória para todos aqueles que querem aprofundar seu conhecimento sobre a temática de amor e gênero.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

A partir do século XX, gêneros populares e menores, como a ficção científica, as distopias e as histórias em quadrinhos, passaram a ser utilizados por grupos minoritários para questionar o cânone literário. Esse uso crítico e muitas vezes político dos gêneros discursivos, quando esbarra nas relações de gênero sexual – especialmente na relação romântica entre homens e mulheres – apresenta tensionamentos que atestam o quanto as histórias de amor contribuíram, por vezes, para perpetuar a dominação e a opressão sobre as mulheres, ao reforçarem condutas sociais rígidas e conservadoras. No entanto, ainda que sejam amplamente consumidos e suscitem debates pertinentes à atualidade das relações de gênero, esses produtos, principalmente as revistas em quadrinhos românticas, continuam ainda pouco estudados. Atentando para tal lacuna, o autor busca compreender como o elemento romântico é articulado dentro de O Idílio, revista em quadrinhos dirigida a moças e rapazes, publicada no Brasil a partir de 1948.
A obra analisa como o elemento romântico é articulado na construção de um imaginário popular sobre gênero em revistas em quadrinhos, verificando como os elementos da cultura privada das mulheres e dos homens puderam ser apropriados e representados nesses produtos culturais. Que possíveis repercussões essas representações teriam na perpetuação de relações de dependência e das hierarquias de gênero? O tema é abordado a partir de perspectivas feministas sobre gênero, teorias relativas ao amor e um breve levantamento do mercado editorial dos quadrinhos românticos nos Estados Unidos e no Brasil, passando pelas Pulp Magazines, as revistas românticas e seus subgêneros.
Em um cenário pós-guerra, a criação de espaços inusitados para o amor e a inserção da ideologia do consumo por meio de novos ideais de felicidade contribuíram para se discutir conceitos de masculinidade e feminilidade, demonstrando o quanto revistas românticas, apesar de conservadoras, apresentaram avanços substanciais no que se refere às relações de gênero, ambiguidade que parece necessária tanto para se entender um projeto norte-americano de família e de consumo, quanto seus reflexos no Brasil a partir de produtos culturais como as HQ’s.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria História e outros títulos similares à Amor e gênero em revista: os quadrinhos em sua (sub)versão romântica