Review: "AJUSTE ESTRUTURAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: PRINCÍPIOS NEGADOS"

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Eu recomendo o livro "Ajuste Estrutural e Educação Superior no Brasil: Princípios Negados" de Hiran Oliveira Lopes Da Silva. O livro analisa as reformas realizadas na educação brasileira nos últimos anos e seus efeitos sobre o ensino superior. O autor fornece uma abordagem abrangente do assunto e faz um estudo profundo das desigualdades sociais existentes no Brasil, além de examinar como o ajuste estrutural afetou o ensino superior. Também analisa os efeitos da privatização, bem como os impactos negativos que ela teve em alguns setores da sociedade.

O livro aborda questões importantes sobre as mudanças estruturais que ocorreram nos últimos anos no Brasil, incluindo a desigualdade de renda, a educação de baixa qualidade oferecida pelas universidades públicas e a diminuição dos recursos financeiros destinados à educação. Hiran Oliveira Lopes Da Silva fornece uma abordagem abrangente, usando dados e exemplos para explicar os problemas que a reforma trouxe para a educação brasileira. Ele também mostra como os governos deveriam ter agido de forma diferente para obter resultados mais positivos.

Este livro é uma excelente ferramenta para aqueles que buscam compreender a educação brasileira. É uma leitura desafiadora, mas fornece um conjunto abrangente de informações para aqueles que querem entender os problemas enfrentados pela educação brasileira. É escrito de maneira clara e acessível, tornando-se uma leitura interessante e útil para pessoas de todos os níveis de conhecimento. Eu recomendo este livro como ferramenta para aqueles que querem compreender a educação brasileira e seus problemas.

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Esta tese é um estudo da política educacional brasileira para o ensino superior, em um cenário de ajuste estrutural e fiscal (neoliberalista), conseqüência de mais uma crise do capital para sua expansão. Essa crise se acentuou para o país em meados da década de noventa, com a sua adesão às políticas impostas pelas nações desenvolvidas, usando, como instrumentos, Organismos internacionais durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando ele abandonou o modelo de Estado de Bem-estar social para implantar um Estado Neoliberal. Tal fato provocou a mudança para novos paradigmas, tendo como justificativa a inclusão do país na globalização, o que só seria possível através de um ajuste na economia. O estudo apontou que, nos países capitalistas, sobretudo os considerados subdesenvolvidos, as reformas aconteceram de forma brutal, provocando sérios transtornos, com o crescimento dos índices de exclusão de um número expressivo da população. Assim, a partir desses pressupostos, analisamos as estratégias adotadas, principalmente, pelo Governo Fernando Henrique Cardoso (FHC), através de Emendas Constitucionais, Leis, Decretos, Decretos-leis e Portarias, para a consecução destes objetivos: reduzir o tamanho do Estado (Estado mínimo), através das privatizações, e os investimentos na área social, da saúde e da Educação, procurando, assim, privatizar o Estado. A tese firma-se na perspectiva de que, na essência, as reformas visavam a uma redução brutal nos gastos do governo, como forma de gerar superávit para fazer face ao pagamento do serviço da dívida do país e, em particular, a dívida externa, com reflexos no ensino público, desajuste nas estruturas do país e um desinvestimento geral, com conseqüências indescritíveis. O estudo destaca, ainda, a opção do Estado pelo abandono do ensino superior público e gratuito, em prol de um modelo privatizante e de exclusão, descumprindo o que estabelecem os Artigos 6, 205 e 206 da Constituição de 1988. Essas características do modelo neoliberal adotado pelo país, que implantou a reforma educacional, têm afetado os princípios do ensino superior: a pertinência, a eqüidade, a excelência e a autonomia. Portanto, o resultado da investigação demonstra o descompasso entre o discurso oficial e a ausência de condições objetivas para manter e ampliar o ensino público e gratuito.

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