Ainda Não Sabiam Que Eram Fascistas

O génio de Corradini consistiu em, a partir da direita, ter entendido a necessidade de renová-la politicamente, usando para isto o proletariado. Residiu aqui a substância mesma do fascismo na senda de Sorel e tantos outros promotores do sindicalismo revolucionário, em França como na Itália, que foram pioneiros do fascismo. Os sindicalistas revolucionários transportaram para a extrema-direita um radicalismo de actuação e uma audácia de pensamento que até então lhe haviam faltado, e em troca reforçaram o seu próprio elitismo vanguardista.Na visão de uma classe trabalhadora privada de estrutura interna, a incitação ao heroísmo nacional podia ser tão satisfatória para os sindicalistas revolucionários como a mobilização do dinamismo operário, o «socialismo nacional» apresentou-se como a emancipação óbvia da «nação proletária».Leia mais

Resenha:

Recomendo fortemente o livro "Ainda Não Sabiam Que Eram Fascistas", escrito por João Bernardo. O livro oferece uma análise feroz e perspicaz sobre a nova direita portuguesa, e como ela se relaciona com o desenvolvimento político do país no último século. Bernardo oferece um olhar perspicaz sobre o fenómeno da ascensão da direita e o seu impacto na política portuguesa, desde os primórdios do regime autoritário, até ao presente dia.

O livro oferece uma visão detalhada e precisa da forma como a direita portuguesa se desenvolveu desde a revolução dos Cravos e tem sido capaz de se adaptar e crescer mesmo diante de grandes mudanças políticas e sociais. O autor analisa e contextualiza as principais mudanças que se verificaram ao longo das últimas décadas e como aquilo que era considerado "conservador" na década de 70 tornou-se progressista na década de 80 e 90.

Este livro é uma leitura obrigatória para quem quiser compreender o papel que a direita desempenhou na política portuguesa nos últimos anos e haverá muito que se pode aprender com Bernardo. O livro é escrito de forma clara e linguagem acessível, e oferece um conhecimento profundo das ideias, abordagens e teorias políticas que estão por detrás do que se passou na política portuguesa.

Como resultado, recomendo fortemente o livro "Ainda Não Sabiam Que Eram Fascistas" de João Bernardo. É uma leitura importante e necessária para aprender mais sobre a direita portuguesa, as suas mudanças e evolução ao longo dos anos, e as suas influências no desenvolvimento político do país.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Ainda Não Sabiam Que Eram Fascistas sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.