África e comunismo

Este livro busca traçar as semelhanças entre o socialismo africano e o Brasil. E embora o domínio da minoria branca não exista mais na África do Sul, “o legado enraizado na estrutura econômica colonial ainda está dolorosamente gravado na África do Sul contemporânea – em nossas desigualdades espaciais urbanas e rurais e padrões de assentamento distorcidos; na fraqueza relativa de nossos setores manufatureiro e de pequenas e médias empresas; em escassez de habilidades e iniquidades racializadas na escolaridade; em um enorme exército de reserva de trabalho; nos altos níveis de concentração de monopólio1” – em uma economia dependente da extração de commodities minerais “ponta a porto” e no complexo industrial financeiro.

Resenha:

Numa era em que a África está em destaque em tópicos como cultura, economia e política, o livro "África e Comunismo" de Fernanda Silva é uma importante leitura para qualquer um interessado em compreender melhor a história do continente. O livro cobre desde a época do colonialismo até a dissolução das repúblicas socialistas nos anos 1990, oferecendo uma visão abrangente sobre a forma como o comunismo afetou a vida dos africanos.

A abordagem da autora é meticulosa e incisiva, e ela faz um excelente trabalho de pesquisa, reunindo evidências de fontes primárias e secundárias para apoiar as suas afirmações. O livro também oferece uma ótima análise dos principais movimentos marxistas-leninistas na África, abordando questões como liderança, ideologia, ação política, cultura e meios de comunicação.

Além disso, o autor consegue destacar o legado positivo do comunismo na África, destacando as conquistas das mulheres, os avanços na educação e saúde e a melhoria das condições de vida das pessoas. Ele também destaca as limitações do regime comunista, incluindo a sua fraqueza institucional, a corrupção e os abusos de direitos humanos.

Ler este importante livro é uma excelente oportunidade para compreender melhor o impacto do comunismo na África. É necessário também reconhecer que o comunismo foi fundamental para a emancipação dos africanos, devido à sua abordagem concreta e prática para melhorar as condições de vida da população. Se você está interessado em conhecer mais sobre a África e o comunismo, este livro é uma excelente escolha.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro África e comunismo sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.