Adoração Anarquista

James Begg escreve uma carta aos seus conterrâneos escoceses com o objetivo de alertá-los quanto às inovações que, aos poucos, estavam sendo introduzidas na Igreja, revelando a anarquia que viria a surgir se os oficiais ultrapassassem os limites que lhe foram impostos pelos votos que fizeram ao se tornarem ministros presbiterianos, mesmo em questões ditas “triviais” de culto. A primeira parte deste livro é muito útil mesmo para a realidade da igreja presbiteriana de hoje, quando diversas inovações — tais como teatro, coros e bandas — são vistas não mais como algo inovador, mas como a regra. Begg cita cinco tipos de inovadores, diferenciando-os de acordo com seus objetivos. Quanto à segunda parte, apesar de ser direcionada ao contexto da igreja escocesa, ainda é útil ter acesso a tais informações a nível de conhecimento histórico da trajetória da igreja na adoção e rejeição de inovações. Essa parte é constituída, em sua maioria, de documentos e leis da igreja da Escócia, nos quais o autor procura defender que os ministros da Igreja não têm qualquer discricionariedade para adotar novas formas de culto, governo e disciplina, uma vez que, ao aceitarem tais padrões, estão sujeitos a eles — de igual modo, os ministros hoje ordenados estão sujeitos ao crivo dos padrões de fé da igreja presbiteriana.

Resenha:

Eu recomendo vivamente o livro Adoração Anarquista, de James Begg. É um livro de ensinamentos que aborda de forma sucinta e acessível, a área do anarquismo moderno. O autor traça um caminho diferente por meio do qual o leitor pode se mover através desta forma de pensar, e que nos ajuda a entender quais são as suas principais características e benefícios. Begg nos apresenta o anarquismo não como uma ideologia radical, mas como um modo de ver as coisas que promove a igualdade, a justiça e a liberdade.

O livro é preenchido com grandes exemplos e contém uma série de tópicos, devidamente ilustrados, que tratam de tudo, desde o conceito de poder até o papel da organização. Ele também trata de questões como a economia anarquista, a anarquia como forma de resistência, a importância da autonomia, assim como a estruturação da sociedade.

Outra grande qualidade do livro é que ele é leve e fácil de ler. O autor explora os princípios e ideias do anarquismo no nível mais básico para que todos possam se beneficiar de suas observações e conselhos. O autor também nos ajuda a compreender melhor as motivações e a importância desta filosofia.

Eu diria que Adoração Anarquista, de James Begg, é uma obra-prima. Se você está interessado em entender o que o anarquismo é e quais são os seus benefícios, esse é o livro certo para ler. Ele nos dá uma visão aprofundada da forma como o anarquismo pode ser usado para mudar o mundo e lutar pela liberdade. É uma obra que vale a pena ler e recomendar.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro Adoração Anarquista sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.