A vida como ela é…

Em 1950, quando começou a publicar diariamente a coluna “A vida como ela é…” no periódico Última Hora, Nelson Rodrigues já havia passado pela redação dos jornais A Manhã, Crítica, Jornal dos Sports e O Globo. Também já havia deixado sua marca na história do teatro nacional, com a revolucionária montagem de Vestido de noiva, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1943.Encomendada por Samuel Wainer para seu jornal, a coluna estreou em 12 de junho de 1951 e tornou-se um grande sucesso em poucas semanas. Seus contos recriam alguns dos temas caros ao escritor: a fidelidade, o ciúme, a dualidade entre amor e sexo e a distância moral entre as antigas famílias do subúrbio do Rio de Janeiro e a nascente população de classe média e alta de Copacabana e arredores.Em 1961, “A vida como ela é…” deixou as páginas do Última Hora e passou a ser publicada no Diário da Noite, de Assis Chateaubriand, no qual Nelson permaneceu por um curto período antes de retornar a O Globo, em 1962, dessa vez assinando a seção de esportes. Ainda em 1961, Nelson Rodrigues fez a seleção dos cem melhores contos de “A vida como ela é…”, incluindo textos que ficaram célebres, como “A dama do lotação” e “A coroa de orquídeas”, entre outros. Em comemoração ao centenário do autor, a editora Nova Fronteira inaugura a reedição de sua obra em prosa justamente por este que é um de seus títulos mais conhecidos.

Resenha:

O livro "A vida como ela é..." de Nelson Rodrigues é uma obra que nos ajuda a entender melhor a complexidade da vida. Os temas abordados na obra são sutis e profundos ao mesmo tempo, e conseguem nos trazer aquele frio na barriga que só uma boa trama consegue nos proporcionar. A vida é apresentada de maneira poética e as histórias narram os dilemas cotidianos de seres humanos que tentam lidar com as mudanças e as dificuldades que a vida pode nos apresentar. É um livro que nos faz pensar sobre o que realmente importa e que nos motiva a procurar o melhor em nós mesmos.

Os personagens de Nelson Rodrigues estão muito bem representados, tornando-os autênticos e emocionalmente cativantes. O autor consegue trazer à tona as fraquezas, os receios e as esperanças de seus personagens, mostrando que todos eles possuem um lado vulnerável, mas que ao mesmo tempo são fortes e resilientes. O enredo conta com diversas reviravoltas que nos fazem parar para refletir.

A vida como ela é... é um livro que vale a pena ser lido. A escrita de Nelson Rodrigues é muito poética e cativante, o que nos faz mergulhar de cabeça em sua narrativa. É uma obra que nos remete aos mais diversos sentimentos, mas que ao mesmo tempo nos dá uma perspectiva diferente da vida e um motivo para sermos melhores. Enfim, se você quer mergulhar em um mundo cheio de poesia e reflexão, recomendo a leitura deste livro!

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A vida como ela é… sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.