Review: "A união da alma e do corpo"
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Recomendo o livro "A União da Alma e do Corpo" de Maurice Merleau-Ponty. Merleau-Ponty foi um dos filósofos mais importantes do século XX, tendo influenciado a fenomenologia, a psicanálise e até mesmo a filosofia da ciência. Neste livro, ele aborda o problema fundador da filosofia, questionando se o corpo e a mente são constituídos de matéria inerte ou se eles fornecem uma unidade de alma e corpo. Merleau-Ponty procura oferecer uma visão holística da realidade, enfatizando a interconexão entre o corpo e a alma. Ele também faz uma profunda reflexão sobre a percepção, a natureza do conhecimento e a relação entre o sujeito e o objeto.
Merleau-Ponty discute como o homem se torna consciente de si mesmo e da realidade que o rodeia, destacando as interações que ocorrem entre o homem e o mundo. É especialmente interessante como Merleau-Ponty aborda o tema da consciência, procurando mostrar como ela se desenvolve a partir dos meios sensoriais. O livro também oferece uma crítica perspicaz à filosofia moderna e contemporânea, pois Merleau-Ponty argumenta que a consciência é muito mais complexa do que pensaram muitos filósofos.
O livro de Merleau-Ponty é uma excelente leitura para aqueles que querem mergulhar mais profundamente na filosofia e nos problemas da realidade. É uma leitura obrigatória para qualquer um que deseja compreender a natureza da consciência e a relação entre o corpo e a alma. Merleau-Ponty atinge uma profundidade profunda, explorando o tema do modo como o homem percebe a realidade. A leitura deste livro é essencial para aqueles interessados em filosofia, psicanálise e fenomenologia.
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Para muito além do aspecto oficial de aulas preparatórias com vistas à seleção de professores no ensino público francês, o leitor tem em mãos um texto de primeira grandeza. Nele se ouve a dicção do professor que reflete com Malebranche, por exemplo, a entrada do irrefletido na cena filosófica; com Maine de Biran, o papel da dúvida na gênese da evidência; com Bergson, o começo de uma precisa delimitação da criatividade em história da filosofia. Assim, apresenta-se um pensamento orgânico sobre a união da alma e do corpo, sem descurar do campo temático cartesiano, especialmente pelo que este comporta de “mítico”, no sentido platônico do termo, e de “histórico”, em acepção bastante peculiar. Já na primeira aula, Merleau-Ponty dirá: “Toda a história da filosofia é uma retomada pessoal pelo filósofo do problema que ele estuda”. De modo que “a objetividade da história da filosofia só se encontra no exercício da subjetividade”, fórmula que anuncia questões retomadas em Elogio da filosofia (aula inaugural no Collège de France).
Mas importa salientar que neste livro se ouve principalmente a voz do filósofo. Na unidade da reflexão, Merleau-Ponty pratica um estilo de interrogação singular em que o pensamento, longe de se apreender como “coisa”, é, em certo sentido, um “ato”. Se o leitor é convidado a satisfazer o seu gosto pela evidência e aprimorar o seu senso para ambiguidades fecundas, é porque, no fundo, “pensar é captar os resultados dos quais não temos todas as premissas”. Também para o leitor-ouvinte é preciso, portanto, fundar o pensamento possível sobre o pensamento atual, e não o inverso.
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