A teoria da vitrine

A Teoria das Janelas Quebradas (Broken Windows Theory), de James Q. Wilson e George L. Kelling, utilizada na cidade de Nova York (USA) para o controle da criminalidade serviu de inspiração para a minha ideia da “Teoria da Vitrine”.Segundo a Teoria das Janelas Quebradas, quando um edifício tem algumas janelas quebradas e elas não são consertadas, com o tempo mais janelas são quebradas, o edifício é invadido e ateia-se fogo nele: os problemas só aumentam. Como um ponto em que o lixo não é recolhido, e a cada dia mais lixo é depositado no local. Assim, onde começa a ter crime, e a criminalidade não é controlada, os crimes só aumentam.É claro que não estou tratando apenas de criminalidade. Mas do seguimento de Deus. E das seduções para não seguí-lo, que parecem muito boas, a princípio, quando “estão na vitrine”.A Teoria da Vitrine é a análise da “maquiagem” do pecado. Na “vitrine”, o pecado é posto como um produto de altíssima qualidade, se tornando um objeto de desejo, uma necessidade para o “cliente”. O cliente observa, acha o “produto” muito atraente, vê várias formas de obter satisfações (prazer) ao utilizar aquele produto. E pode acabar por adquirí-lo.Saindo da vitrine para a vida do cliente, o produto passa a apresentar suas características reais, os serviços pós-venda.Neste livro a ideia é apresentar a vida como se fosse uma rua com uma vitrine, onde podemos escolher vários itens que se nos apresentam ao longo do caminho.Convido o leitor a imergir nesse caminho e a analisar o que é exposto na vitrine da rua da sua própria vida.

Resenha:

Eu recomendo fortemente o livro "A Teoria da Vitrine" de Lucas Freitas. É um livro realmente interessante que aborda a questão da publicidade e seu impacto na cultura. O autor explora a ideia de como os meios de divulgação são usados para influenciar a maneira como as pessoas veem as coisas e também a maneira como elas se comportam e agem diante de determinadas situações. O livro também destaca como as pessoas tomam decisões em resposta às informações que recebem de fontes externas.

Por meio de exemplos e estudos de caso, o autor faz uma análise aprofundada das formas como a publicidade afeta a cultura e a sociedade. Ele também discute as estratégias e ferramentas utilizadas para despertar o interesse do público em determinados produtos ou serviços e como essas técnicas são implementadas.

Além disso, o livro também aborda questões éticas e morais quando se trata de publicidade, destacando os problemas que ela pode causar quando usada de forma inadequada. Ele também discute o papel dos meios de comunicação na formação de opiniões e de consciência pública.

Eu recomendo esse livro para quem tem interesse em entender como a publicidade pode afetar a cultura e a sociedade. O autor tem uma abordagem simples e direta, que torna o livro acessível para leitores de todos os níveis de conhecimento. É uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em marketing e publicidade.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A teoria da vitrine sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.