Review: "A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert"

CONFIRA NOSSA RECOMENDAÇÃO SOBRE ESSE LIVRO:

Eu recomendaria o livro "A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert" de Marcos Pablo Dalmacio a todos aqueles que querem aprender mais sobre música clássica. O livro fornece uma visão detalhada e profunda sobre duas das maiores figuras do mundo da música clássica, Beethoven e Schubert. Ele abrange seus estilos, influências e métodos de compor, bem como seus diferentes estilos de guitarra para as sonatas. O livro também explora as diversas técnicas de composição de Beethoven e Schubert e como cada um deles usou a guitarra como instrumento principal em suas composições. O autor também fornece informações sobre as partituras originais e os métodos de execução de suas obras de guitarra.

O livro é bem escrito e apresenta uma variedade de temas relacionados às sonatas de Beethoven e Schubert. Há muitos detalhes interessantes, bem como análises profundas dos estilos e técnicas usados por ambos os compositores. Além disso, o autor também aborda o papel da guitarra na música vienense e como a guitarra se tornou um dos instrumentos principais na música desta cidade. O livro é leitura obrigatória para aqueles que querem se aprofundar na música clássica.

Além do seu conteúdo interessante, o livro também é muito bem ilustrado. Há muitas fotografias de locais vienenses, bem como imagens de manuscritos originais e outros materiais relacionados às sonatas de Beethoven e Schubert. Esta parte do livro ajuda o leitor a entender melhor o contexto em que as composições foram criadas. O livro também inclui partituras originais que permitem que o leitor estude mais a fundo todos os aspectos da composição.

Eu recomendo fortemente o livro "A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert" de Marcos Pablo Dalmacio, pois é a leitura ideal para qualquer pessoa interessada em música clássica. O livro fornece informações detalhadas e profundas sobre as sonatas dos compositores, bem como seu contexto, além de muitas imagens e partituras originais. Se você estiver interessado em entender melhor a música clássica e suas origens, este é o livro ideal para você.

LEIA A AMOSTRA DO LIVRO ONLINE

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você irá encontrar no livro A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

CONFIRA A SINOPSE DO LIVRO ANTES DE BAIXAR:

Uma obra inédita de, o mais completo estudo (400 páginas) realizado sobre as sonatas para guitarra escritas em Viena durante o período clássico, por compositores contemporâneos de Beethoven e de Schubert, que tiveram contato com eles em diversos círculos sociais e musicais.
O livro se divide em duas partes, a primeira dedicada ao contexto histórico, social, político e econômico do período, e a segunda ao análise das 20 sonatas compostas para guitarra em Viena, com comparações em relação ao estilo da música para piano, de câmara e sinfônica da época.
Com prefácio de Fabio Zanon[…] A formidável arrancada que o violão teve no século XX não carregou o violão do início do século XIX na bagagem: somente o espanhol residente em Paris, Fernando Sor, manteve sua popularidade sem hiatos, e, ainda assim, somente uma parte pequena de sua produção manteve lugar cativo no repertório. Outros como Carulli, Carcassi, Coste, Aguado etc., mantiveram seu nome presente quase que exclusivamente através do material didático. O italiano residente em Viena, Mauro Giuliani, indiscutivelmente o outro grande compositor-violonista dessa era, só foi efetivamente reincorporado ao repertório a partir dos anos 1960. Sor e Giuliani monopolizaram, por décadas, o “classicismo” do violão.A partir dos anos 1980, a geração romântica -Mertz, Coste, Legnani e Regondi- voltou à pauta. Mas a intensa atividade violonística vienense de 1800-1830, onde reinou Giuliani, mas que teve como agentes os compositores austríacos Molitor, Matiegka e Diabelli, continuou circunscrita quase que exclusivamente à Áustria.É aqui que a obra de Marcos Pablo Dalmacio se faz tão importante. Até agora, não tínhamos uma ideia clara do volume e relevância da produção desse período. Sabemos que a música de câmara com violão floresceu no período, mas quais são os compositores e obras imprescindíveis? Diabelli foi, de fato, um grande compositor? Quais foram os gêneros predominantes e qual a contribuição de cada um desses compositores? O gênero sonata, tão central na própria história da música clássica, foi cultivado com que intensidade no violão? As respostas estão todas aqui. Mais que isso, todas essas informações são contextualizadas e cotejadas em relação aos compositores mais ativos em Viena naquele período. Aqui aprendemos que, com a exceção de Beethoven e Schubert, praticamente todos os maiores compositores do período reduziram sua produção de sonatas no século XIX. Que quase todas as sonatas vienenses para violão foram escritas num espaço de menos de 10 anos. Que, depois de 1827, tivemos de esperar quase cem anos até que outra sonata fosse escrita para violão. Aprendemos também que o modelo de allegro-sonata e de divisão em quatro movimentos que hoje aprendemos nos cursos de análise musical está longe de ser predominante, e que outros modelos, alguns dos quais de origem italiana, são igualmente dignos de estudo. Tudo isso é demonstrado não somente pela análise das sonatas de Giuliani, Matiegka, Diabelli, etc., mas em complemento a exemplos similares do repertório de piano e de música de câmara. Toda essa preciosa informação é contextualizada por uma narrativa arguta do momento sócio-político.Não só por desvendar e analisar toda uma faixa importantíssima e mal conhecida do repertório do violão, mas por demonstrar seu vínculo com as obras das maiores personalidades da história da música ocidental, sem condescendência, mas com uma combinação de paixão e distância crítica, fazendo com que tanto umas quanto outras saiam engrandecidas da análise, que o livro de Dalmacio merece a mais profunda atenção dos estudiosos.

VERSÃO EM PDF DA SINOPSE DO LIVRO

Clique agora mesmo no botão abaixo para desfrutar de forma totalmente gratuita da versão em PDF de um trechinho do livro A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert.

Que tal mandar esse livro para um amigo que também gosta desse assunto? Basta enviar o link para download, e não precisa se preocupar com os direitos desse documento, ele é livre para compartilhamento.

O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE ESSE LIVRO

Como um bom leitor, você com certeza gosta de ver as reviews e resenhas que outras pessoas fizeram após suas leituras.

Clique no botão abaixo e descubra o que as pessoas estão falando sobre A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert.

Ver reviews dos leitores

ADOREI A RECOMENDAÇÃO, QUERO COMPRAR:

Agora que você já leu todo o conteúdo que foi disponibilizado de forma gratuita, e tem certeza que é uma ótima leitura, incentive o trabalho do autor comprando o livro completo através deste link:

Termos Relacionados

  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” comprar
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” gratis
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” ler online
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” download
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” preço
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” baixar
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” pdf
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” sinopse
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” resenha
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” baixar pdf
  • livro “A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert” online

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Agora que sabemos um pouco mais sobre os seus interesses, confira abaixo outros livros da categoria Marcos Pablo Dalmacio e outros títulos similares à A Sonata para Guitarra na Viena de Beethoven e Schubert