A quinta-coluna

Ernest Hemingway, vencedor do prêmio Nobel e autor de grandes clássicos como O velho e o mar e O sol também se levanta, viajou à Espanha durante a Guerra Civil, em 1937, e acabou envolvido naquele sangrento conflito. Hospedado em Madri enquanto assistia à destruição da cidade, escreveu sua única peça teatral, A Quinta-Coluna, na qual, através de um texto vigoroso, transporta o leitor aos horrores daquelas batalhas. “Quando me deslocava até a linha de frente, distante não mais do que mil e quinhentos metros de nosso hotel ao seu ponto mais próximo, eu sempre deixava os originais escondidos e protegidos nas dobras de meu colchão de campanha”, escreveu Hemingway. “Ao regressar, era muito agradável encontrar intactos tanto o quarto quanto eles.”Para o editor e tradutor Ênio Silveira, A Quinta-Coluna “pode não ser, ou melhor, certamente não é, um trabalho relevante de criação teatral, mas pode ser lido como boa novela dialogada e constitui – como ele próprio se dá ao cuidado de dizer em seu prefácio – criação de evidente autenticidade, report de primeira mão sobre uma das fases mais negras da história da Espanha e de toda a humanidade: esse período de teste dos horrores que, alguns anos depois, durante a Segunda Guerra Mundial – contra o nazifascismo ensandecido – desabariam sobre a Europa e o resto do mundo”.

Resenha:

Eu recomendo fortemente que você leia "A Quinta-coluna" de Ernest Hemingway. É um livro incrivelmente intenso e, em alguns momentos, é muito emocional. A Quinta-coluna foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e é baseada na experiência de Hemingway durante o período. O livro conta histórias sobre a vida dos soldados durante a guerra, bem como a luta deles para sobreviver. O livro é tão profundamente sincero e honesto que se torna impossível não se sentir emocionalmente conectado aos personagens.

A Quinta-coluna oferece ao leitor uma visão única e nua do horror da guerra. Hemingway conseguiu capturar muito bem a brutalidade e a realidade da guerra, tornando o livro ainda mais intenso. Ele também aborda o lado mais humano da guerra, mostrando como os soldados mantêm a esperança de que algo de bom possa surgir.

A Quinta-coluna é um livro envolvente que usa personagens reais e cenas detalhadas para criar uma história realista. Os personagens são retratados de forma vívida, e os diálogos são convincentes e autênticos. A história é rica em detalhes, ajudando o leitor a se sentir imerso na batalha.

A Quinta-coluna é um livro que possui uma narrativa poderosa e conta uma história importante. É um livro que todos deveriam ler, pois oferece uma visão única e realista sobre o horror da guerra e as pessoas que lutam nela. É emocionalmente desafiador e muito bem escrito, e é definitivamente um livro que você não vai esquecer facilmente.

Leia uma amostra grátis do livro

Acesse a amostra grátis e sinta um gostinho do que você ir encontrar no livro A quinta-coluna sem pagar nada!

Leia online um trecho do livro e curta a experiência antes de adquirir a versão completa.

Recomendação de leituras do mesmo autor

Gostou deste? Veja outros livros do mesmo autor e continue sua jornada literária.